• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racismo nos esportes

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
no caso os skin heads seriam contra homossexuais, naum?

Nao. Ele sao um grupo racista, anti semita e homofobico.
E é por isso que eu bati tanto nesse termo "raça". O ideario de RAÇA é que fundamenta o preconceito, já que para esses caras existe o "alguem branco, nao judeu e heterossexual" e as outras pessoas, que nao pertencem a sua "raça".

Seria inadmissivel para um skin head dizer que um negro compartilha do mesmo status de raça que ele ( humano ), e que a diferença é somente etnica.

Nao quero dizer que todos aqueles que dizem "raça" sao racistas e skin heads, mas que essas palavras só servem para perpetuar uma ponta de opressao, mesmo que inconsciente, ao longo dos anos.
 
[size=+2]Fifa anuncia novo regulamento contra o racismo[/size]
(globo.com)
"Em caso de não cumprimento da nova regra, a Fifa excluirá a federação responsável por dois anos de qualquer atividade ligada ao futebol."

"A punição estipulada pela entidade ao atleta que cometa algum ato racista prevê uma suspensão de no mínimo cinco partidas e a proibição de acesso ao estádio, além do pagamento de uma multa no valor de 12.681 mil euros (cerca de R$ 33 mil).
Em caso de exibição de cartazes com conteúdo racista por parte da torcida, o clube ou a seleção correspondente receberá uma multa de 19.022 mil euros (aproximadamente R$ 49 mil)."




--------------------------------------------------------------------------



E a FIFA só arrecadando. E, provavelmente, a CBF vai arrecadar também.
Pelo menos as punições ainda não entraram no âmbito esportivo em relação aos torcedores. Senão passaria a ser moda um clube mandar um pequeno grupo de torcedores infiltrados em algum jogo que interesse só pra fazer essas manifestações racistas e prejudicar o time que tá jogando.
Prática que, provavelmente, o Eurico estrearia por aqui.
 
Edrahil disse:
Mas meu caro, quando dói no bolso, tem gente que aprende.
Problema é q dói no bolso do clube.....Não dói no bolso do torcedor infrator.....
Acaba q ninguem aprende nada nisso tudo.....

Aquela velha máxima da justiça brasileira (e q a FIFA adotou) onde kem não fez nada paga....E kem fez sai ileso.....
 
[size=+2]Sindicato de jogadores apóia Fifa contra racismo[/size]
(globo.com)
- Temos que ser duros contra o racismo. Mas, para combatê-lo, a prevenção é mais importante que as punições - disse o secretário-geral do FIFPro, Theo van Seggelen.
- Os jogadores são exemplos importantes. Gostaria que a Fifa desse destaque a esses projetos, porque todos concordam que não pode haver racismo no futebol - acrescentou.




[size=+2]Promotoria acusa extrema direita de racismo[/size]
(globo.com)
"O texto diz: 'Branco. Algo mais que a cor de uma camisa. Por uma seleção realmente branca'. Completa o panfleto uma camisa com o número 25, a de Owomoyela, filho de pais nigerianos nascido em Hamburgo."

"O NPD, que acolhe os neonazistas, defende "ações de solidariedade" ao Irã no jogo que será disputado em Leipzig, dia 21 de junho, contra Angola."




--------------------------------------------------------------------------



Quero ver a FIFA desclassificando a Alemanha ou o Irã se cartazes racistas aparecerem nos jogos da Alemanha contra Costa Rica ou do Irã contra os angolanos.
A FIFA que a pouco tempo disse que "não é uma Copa da Alemanha, mas uma Copa da FIFA na Alemanha", por que não simplesmente pega todo o rico dinheirinho dela pra ajudar o governo alemão na supervisão e prisão desses deliquentes racistas? Ou simplesmente catalogar esses torcedores e exigir pra TODAS as federações do mundo que impeçam eles de entrar em um estádio de novo (que é o que ela poderia fazer em termos esportivos).
Agora, vai punir o Irã porque alemães vão ser racistas contra os angolanos? Que tipo de lógica é essa? A lógica do "Puni alguém! Posso ter punido quem não tem nada a ver, mas puni e vocês que se dêem por satisfeito".

É mais difícil localizar e prender os racistas do que simplesmente meter uma punição no clube? Com toda a certeza do mundo. Mas é o correto.
Os próprios jogadores sabem e falaram que o que importa é a conscientização da população e não sair tirando dinheiro de quem não fez nada. E, nesse caso, a conscientização tem que vir através da punição aos infratores. Do jeito que tá, os infratores vão continuar sabendo que não sofrerão nada por seus atos.
 
Última edição:
Com as ultimas noticias da semana, achei bom ressucitar esse topico.

Nao tem nada a ver com o fato de eu me sentir nostalgico me vendo escrevendo que nem um imbecil cheio de reticencias (mas curiosamente ainda defenderia boa parte das ideias), ou porque boa parte dos posts aqui sao de pessoas que nem mais sao da Valinor (alguns banidos), mas sim porque eu vi um post do Ecthelion defendendo que a Portuguesa retome seus pontos e que o Flu va para segundona (pelo menos o Ecthelio de 2006 defenderia). :-P
E eu sou contra punições com perda de pontos, é injusto com o clube e pode haver erros de julgamentos etc. O máximo que pode é perda de mando de campo e punições financeiras, NUNCA a perda de pontos. Ganha-se e perde-se os jogos nos campos!



Saiu noticia bomba da NBA com o dono do LA Clippers em varios minutos de conversa com sua namorada (curiosamente negra) em que diz as coisas mais absurdas racistas. Michael Jordan, LeBron James, Kobe Bryant e outros ja manifestaram repudio. E o LA Clippers perdeu um patrocinador nessa historia.
Nesse caso, sendo o racismo vindo do dono e responsavel do clube, uma punicao ao clube eh diretamente uma punicao a ele tambem.

Clippers perdem patrocínio, e técnico rival pede para torcida boicotar o time
 
Última edição:
Ultimamente as manifestações racistas nos esportes ganharam um volume bem preocupante, mas como agora com redes sociais fazem a repercussão ser bem mais rápida, acaba havendo uma compensação nas ações que se tornaram também bem mais ágeis.

Nao tem nada a ver com o fato de eu me sentir nostalgico me vendo escrevendo que nem um imbecil cheio de reticencias

Fala que não bate uma saudade enorme do tempo que seus amiguinhos paraquedistas lhe faziam companhia quando naqueles tempos o Flamengo só ganhava final de estadual com o Vasco e o resto do ano vazavam com medo de rebaixamento :-D
 
Saiu noticia bomba da NBA com o dono do LA Clippers em varios minutos de conversa com sua namorada (curiosamente negra) em que diz as coisas mais absurdas racistas. Michael Jordan, LeBron James, Kobe Bryant e outros ja manifestaram repudio. E o LA Clippers perdeu um patrocinador nessa historia.
Nesse caso, sendo o racismo vindo do dono e responsavel do clube, uma punicao ao clube eh diretamente uma punicao a ele tambem.

Clippers perdem patrocínio, e técnico rival pede para torcida boicotar o time

agora o cara tomou punição também:
NBA Bans Donald Sterling For Life
 
Com as ultimas noticias da semana, achei bom ressucitar esse topico.

Nao tem nada a ver com o fato de eu me sentir nostalgico me vendo escrevendo que nem um imbecil cheio de reticencias (mas curiosamente ainda defenderia boa parte das ideias), ou porque boa parte dos posts aqui sao de pessoas que nem mais sao da Valinor (alguns banidos), mas sim porque eu vi um post do Ecthelion defendendo que a Portuguesa retome seus pontos e que o Flu va para segundona (pelo menos o Ecthelio de 2006 defenderia). :-P




Saiu noticia bomba da NBA com o dono do LA Clippers em varios minutos de conversa com sua namorada (curiosamente negra) em que diz as coisas mais absurdas racistas. Michael Jordan, LeBron James, Kobe Bryant e outros ja manifestaram repudio. E o LA Clippers perdeu um patrocinador nessa historia.
Nesse caso, sendo o racismo vindo do dono e responsavel do clube, uma punicao ao clube eh diretamente uma punicao a ele tambem.

Clippers perdem patrocínio, e técnico rival pede para torcida boicotar o time
Qualquer pessoa de razoável entendimento entenderia que num tópico sobre o Racismo, eu me referia às punições sobre racismo.

FUSA honrando o time que torce e distorcendo o que eu disse. Nada anormal.

Esse dono do Clippers merecia (e deve levar) uma punição pesada!
 
Caso voltando a tona.

Não conhecia o Aranha fora dos gramados e eu admito que normalmente eu tenho preconceitos em ver jogador de futebol falando sobre qualquer assunto sério.
Mas foi talvez uma das entrevistas mais sensatas que eu já vi sobre esses casos especificamente no esporte. Sem medo de falar mas sabendo dicernir situações de situações.


http://g1.globo.com/fantastico/noti...aranha-sobre-jovem-que-o-ofendeu-em-jogo.html


PS: A menina que foi flagrada. Muito feio e triste.
 
a vida desse menina tá pegando fogo, parece que a família até teve que se mandar de Porto Alegre!
Essas redes sociais são um perigo, hein? Pelo lado bom, as pessoas agora vão pensar 1.000 vezes antes de xingar alguém nos estádios. Estão pensando até em expulsar o Grêmio da copa do brasil.
 
E nessa história ela não agiu sozinha. Tem outros que foram identificados pelas câmeras do estádio, mas seus nomes não foram revelados.
 
Bem sensato e inteligente ele, não?
Gostei muito da entrevista. :yep:

a vida desse menina tá pegando fogo, parece que a família até teve que se mandar de Porto Alegre!
Essas redes sociais são um perigo, hein? Pelo lado bom, as pessoas agora vão pensar 1.000 vezes antes de xingar alguém nos estádios.
E a repórter chamou atenção de uma coisa, são pessoas tão jovens e com essa mentalidade tão atrasada, deturpada.

E quando vai acabar (se é que vai acabar) esse negócio de as pessoas acharem que num estádio, na internet, elas podem ofender, xingar e falar o que quiser só porque estão "encobertos" pelo anonimato?
Tipo:
tumblr_n8dbyukC7c1qdlh1io1_400.gif


E nessa história ela não agiu sozinha. Tem outros que foram identificados pelas câmeras do estádio, mas seus nomes não foram revelados.

Sem falar (e que ele menciona várias vezes na entrevista) das pessoas que estavam próximas (algumas negras!) aos que gritavam ofensas e não diziam nada, agindo como se tudo fosse normal.
 

Anexos

  • tumblr_n8dbyukC7c1qdlh1io1_400.gif
    tumblr_n8dbyukC7c1qdlh1io1_400.gif
    2 MB · Visualizações: 0
Última edição:
Livro diz que federação inglesa de futebol limitava negros na seleção

Kai Pfaffenbach/Reuters
14165526.jpe
Danny Welbeck durante jogo da Inglaterra contra a Itália pela Copa do Mundo de 2014

A federação inglesa de futebol (FA) teria imposto um sistema não oficial de cotas limitando o número de atletas negros que poderiam ser convocados para a seleção nacional durante os anos 90. A revelação aparece no novo livro de Emy Onuora, "Pitch Black", lançado oficialmente na Inglaterra na última sexta-feira (1º) e ainda sem tradução para o português.

Em um trecho do livro, o ex-jogador Rich Moran, que atuou no Birmingham City nos anos 90 e se afastou do futebol devido ao racismo, conta que o técnico da seleção inglesa entre 1990 e 1993, Graham Taylor, revelou para ele ter sofrido pressão da FA para não convocar muitos jogadores negros.

"Graham Taylor se aproximou de mim e disse: 'Olha, eu vou te contar uma coisa... Nunca vou admitir isso, eu seria processado por difamação... Quando eu era técnico da Inglaterra fui chamado por dois membros da FA, que eu não vou dizer quem são...' Eu disse dois nomes e ele falou: 'Não estou preparado para falar, mas me disseram em termos inequívocos para não escolher muitos jogadores negros para a seleção nacional'", disse Moran no trecho.

Em entrevista ao jornal inglês "The Guardian", Taylor afirmou que não se lembrava especificamente da conversa com Moran.

"Eu não estou tentando fugir disso, também não significa que não disse isso, mas se qualquer pessoa observar minha história em clubes e na seleção vai ver que eu não segui o que aparentemente foi dito. Não posso ser acusado de ter ficado no caminho de qualquer jogador negro", afirmou.
Em seu livro, Onuora também afirma que não há indícios de que Taylor tenha seguido a suposta recomendação da FA.

O jornal "The Guardian" tentou entrar em contato com a FA para que ela comentasse a revelação de Moran, mas, segundo a publicação, a entidade não quis se manifestar. Nenhum dos membros atuais da federação estavam no comando da entidade na época em que Taylor era técnico da Inglaterra.

Em seu livro, Onuora analisa a declaração de Moran e diz ser pouco provável que Taylor tenha sido o primeiro técnico a receber esse tipo de instrução da FA. "A principal preocupação da FA era preservar a imagem predominantemente branca da seleção inglesa, uma imagem que eles construíram e que tomaram medidas para preservar", afirmou.
 
Lukaku sobre capa com teor racista em jornal: "Manchete mais burra que vi"


capa-do-corriere-dello-sport-1575555416075_v2_450x600.jpg

Capa do Corriere dello Sport Imagem: Reprodução

O jogador Romelu Lukaku rebateu hoje no Instagram a capa com teor racista do jornal Corriere dello Sport, que colocou dois jogadores negros — Lukaku, da Inter de Milão, e Chris Smalling, da Roma - com a legenda "Black Friday".

"Em vez de focar na batalha entre os times... Corriere vem com a manchete mais burra que já vi na minha carreira. Vocês continuam incentivando a negatividade e o racismo em vez de falar sobre este jogo maravilhoso que será disputado no San Siro entre dois grandes clubes", escreveu o atacante belga.
"Educação é fundamental. Vocês da Corriere devem fazer um trabalho melhor sobre isso. Obrigado aos fãs e a outros jornalistas pelo apoio e vamos todos esperar o jogo de amanhã", completou.

Após a repercussão negativa, o jornal se defendeu. Em sua página principal da edição online, o Corriere Dello Sport afirmou, de forma ácida, que o título é "inocente" e foi 'transformado em veneno por quem tem veneno dentro.

Veja a nota na íntegra:


"Plataformas digitais? Eu diria caixotes de lixo. Composto de rancores nobres. Indignação barata. Um bom pensamento por dia mantém o médico afastado. Hoje em dia, exércitos de pessoas retas se reúnem na Web para tornar brancas suas belas almas.

Depois de identificar o racista de plantão, vá, dois toques no teclado e fora da mancha, você se sente um homem melhor em um mundo melhor. Branco, preto, amarelo Negar a diferença é o típico obstáculo macroscópico do racismo anti-racismo.

O suburra mental dos moralistas de domingo, quando quinta-feira também é domingo. "Black Friday", para quem quer e pode entender, foi e é apenas o elogio da diferença, o orgulho da diferença, a magnífica riqueza da diferença. Se você não entende, é porque você não pode fazer ou porque faz.
Um título inocente, por mais perfeitamente argumentado por Roberto Perrone, é transformado em veneno por quem tem o veneno dentro."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo