• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Relação Galadriel e Gandalf

Amandalion

Usuário
Prezados amigos, sou ainda muito leigo em certos aspectos de Arda. Por exemplo, vejo como a trilogia de O Hobbit nos cinemas apresenta uma relação muito afetuosa entre Galadriel e Gandalf, algo como uma paixão reprimida (prestem atenção no olhar do Gandalf quando ele encontra Galadriel em Valfenda). Que eles provavelmente se conhecem desde o Oeste eu sei, a minha dúvida é somente se existe alguma base nos escritos de Tolkien para que Peter Jackson apresente os dois desta forma. Por este motivo apresento esta questão a todos que poderem contribuir com seus conhecimentos.
 
Pelo que li nos livros de Tolkien o que existe é afinidade de objetivos entre os 2 configurando em amizade por causa do conselho branco e pela experiência de ambos na luta contra a maldade. De sorte que os momentos íntimos criados pelo PJ nos filmes deveriam aparecer como admiração honesta e amor fraternal pela sensibilidade que ela tem no trato das questões quando comparada a Saruman e Elrond. Tudo isso adicionada do estilo exagerado do PJ em certos pontos que não tem em Tolkien (bem mais direto). Então se o filme da a entender o contrário não deveria ser assim e é um probleminha da adaptação.

Galadriel já havia convivido com uma Maia mais poderosa que Saruman em Doriath e absorvera muita sabedoria dela (Melian) na época em que Sauron era ainda capanga de Melkor (um inimigo ainda pior que Sauron e que Galadriel já jurara enfrentar). Além disso ela dividia semelhanças com a sabedoria de Mithrandir por ter habitado Aman na época das árvores (elfa da luz) que era um lugar aonde caminhavam espíritos e Maiar entre os elfos. Por causa disso a distância que a separava dos elfos escuros era tão grande quanto a distância que separava um homem de um elfo escuro, ou seja enorme. De forma que tinha muito em comum com Gandalf.

O único caso romântico entre elfo e maia falado por Tolkien foi Melian e Thingol. E até poderia haver mais nos HoME mas isso seria material de making off, que o autor nunca publicou e só foram lançados mais tardiamente pelo filho.

Ela sempre preferiu Gandalf em relação a Saruman pelas razões acima.
 
Né? Também percebo essa dinâmica, há aquilo ele acertou, há aquilo que é polêmico (os fãs ficam divididos) e há aquilo que ele interferiu demais. E igual a você também penso que a trilogia de SdA muito mais adicionou ao imaginário do que os problemas porque tem uns acertos muito legais que cobrem vários erros. É mó legal isso. Em O Hobbit tem uma quantidade grande dessas interferências mas eu ainda continuo acompanhando porque sempre tem no mínimo uma meia dúzia de cenas em cada filme que compensa rever.

Por exemplo como quando o Bilbo fala no primeiro filme que está impressionado que (um suposto idoso) Gandalf ainda está na ativa e andando por aí para cima e para baixo e Gandalf fica revoltado perguntando "E aonde eu deveria estar?"

Nessas horas o filme acerta muito.
 
Última edição:
Ha que se pensar que tambem o publico em geral (em todo lugar) confunde muito as coisas. Parece óbvio que o expressar de sentimentos entre elfos e outras entidades seja muito diferente do humano. Eu não vejo nada de romantico na relação de Galadriel com Gandalf, na verdade eu até achei que ela se comporta de forma muito maternal em relação a ele. Parece claro que ela tem com ele um compromisso prévio, onde em algum momento acordaram em trabalhar juntos. É uma relação afetuosa sim, mas não romantica, algo claramente construído em outras épocas, e a admiração que o mago devota á ela parece mais com algo como: "estamos presos neste mundo e só voce me compreende". Ele passa a perna fácil em Saruman com a ajuda dela. É um verdadeiro complô! :rofl:
E convenhamos, um ser da estatura de Galadriel não precisa de envolvimentos romanticos extraconjugais. É só de se imaginar a qualidade do sentimento que a une a Celeborn já que ela permanece nesse casamento. Ela é indubitavelmente mais poderosa que o marido, no entanto permanece com ele, e mesmo quando parte para Aman, deixa claro que o espera.
Enfim, somando tudo, os Sindar são uns toscos, mas irresistíveis!:grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo