O Rolemaster é um clássico.
Mas isso não é uma unanimidade.
Posso dizer que já mestrei muito RM, chegando a mestrar 50 horas à fio (uma tarefa muito pesada, mas que realmente gostaria de fazer novamente - acredito que exista uma questão fisiológica, mas após as primeiras 30 horas jogando, quando o sono e a fome param de incomodar, a mente atinge um nível aprimorado de capacidade de jogo).
O RM é um sistema com muitas regras, preso a uma infinidade de tabelas. O importante é conhecer e saber o que vc quer do sistema. Existem muitas variantes de regras para simplificar ou complicar o jogo e sinceramente, não é um jogo para qualquer um.
Para fazer um personagem, algo que leva em torno de 4 horas, talvez mais, mesmo eu que sou um admirador do sistema fico muito cansado, mas ao término da tarefa, sei mais sobre meu personagem do que em qualquer outro sistema (Ex.: Em quantos sistemas vcs sabem dizer que número de calçado seus personagens calçam? Quando vc acha uma bota mágica e quer colocar no seu personagem, as regras do RM dizem se a bota mágica cabe, se aperta ou se está folgada.).
Sem entrar em detalhes, o sistema usa D100, e as ações e ataques são realizadas com um rolo apenas (dois rolos se a ação ou ataque acertar algum tipo de crítico, o que no RM é mais comum do que qualquer jogo).
Simplesmente não existe um sistema de cura e ervas mágicas mais bacana do que no RM. Mas diferente de outros sistemas, se vc levar uma flecha de raspão no braço, é melhor fazer "first aid" assim que acabar a luta, "second aid" na hora de trocar os curativos, senão pode infeccionar a ferida e acabar em "surgery".
Nesse jogo uma paulada nas costas, fica doendo vários dias. Seus ferimentos e cicatrizes fazem parte do seu personagem e o preço por cada batalha é pago pra valer. Armas e armaduras quebram-se.
A construção de itens (mágicos ou não) é um show à parte. Para aqueles que gostam de tudo prontinho em livros bonitos, passem longe do RM. Mas no dia que seu Alchemist encantar um item, das matérias-primas até o produto final, vcs saberão o significado do orgulho, que só há entre criador e obra.
As tabelas não estão lá para tornar o jogo pior, mas para pessoas novas é muito complicado. Na última década os RPGs estão se tornando mais "user friendly". Esse não é, e nunca será o caso do RM.
O RM é o único jogo onde qualquer um pode matar e morrer para qualquer um. A violência chega a um nível de beleza que sinceramente não há como descrever. Há regra pra saber a que distância o sangue jorra nos combates, no final das lutas só há sangria e cadáveres. Venham me falar em mortandade e perigo. Morre-se muito nesse jogo.
Para finalizar, é um jogo feio, livros mal-feitos. Pessoas com pouco alcance intelectual ficam proibidas de jogar. Provavelmente vcs nunca vão achar alguém pra lhes ensinar. E só posso dizer que o azar é todo de vcs.