• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Rolemaster relançado!

Huahuahuahuahuahuahua


Armitage, ele não estava falando mal de ninguém, apenas do sistema. Assim como eu falo mal de 4D&T (abominação da natureza, aborto fedido, etc...), ele fala mal de Gurps, de 3D&T, de Gurps, de 4D&t, de Gurps, de Rolemaster... eu já sitei de Gurps?????

XDXDXDXD

Mas vcs dois não cansam de discutir ein??? Parece até uma novela interminável!! XD

De qualquer jeito, eu tenho curiosidade de dar uma olhada nessa coisa (Rolemaster). Ele tem uma fama de tão complicado que estou mesmo curioso pra saber se o livro está a altura da fama.


Paz & Amor galera!!!!!!!!!!!!!!
FUUUUIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
O Rolemaster é um clássico.
Mas isso não é uma unanimidade.

Posso dizer que já mestrei muito RM, chegando a mestrar 50 horas à fio (uma tarefa muito pesada, mas que realmente gostaria de fazer novamente - acredito que exista uma questão fisiológica, mas após as primeiras 30 horas jogando, quando o sono e a fome param de incomodar, a mente atinge um nível aprimorado de capacidade de jogo).

O RM é um sistema com muitas regras, preso a uma infinidade de tabelas. O importante é conhecer e saber o que vc quer do sistema. Existem muitas variantes de regras para simplificar ou complicar o jogo e sinceramente, não é um jogo para qualquer um.

Para fazer um personagem, algo que leva em torno de 4 horas, talvez mais, mesmo eu que sou um admirador do sistema fico muito cansado, mas ao término da tarefa, sei mais sobre meu personagem do que em qualquer outro sistema (Ex.: Em quantos sistemas vcs sabem dizer que número de calçado seus personagens calçam? Quando vc acha uma bota mágica e quer colocar no seu personagem, as regras do RM dizem se a bota mágica cabe, se aperta ou se está folgada.).

Sem entrar em detalhes, o sistema usa D100, e as ações e ataques são realizadas com um rolo apenas (dois rolos se a ação ou ataque acertar algum tipo de crítico, o que no RM é mais comum do que qualquer jogo).

Simplesmente não existe um sistema de cura e ervas mágicas mais bacana do que no RM. Mas diferente de outros sistemas, se vc levar uma flecha de raspão no braço, é melhor fazer "first aid" assim que acabar a luta, "second aid" na hora de trocar os curativos, senão pode infeccionar a ferida e acabar em "surgery".

Nesse jogo uma paulada nas costas, fica doendo vários dias. Seus ferimentos e cicatrizes fazem parte do seu personagem e o preço por cada batalha é pago pra valer. Armas e armaduras quebram-se.

A construção de itens (mágicos ou não) é um show à parte. Para aqueles que gostam de tudo prontinho em livros bonitos, passem longe do RM. Mas no dia que seu Alchemist encantar um item, das matérias-primas até o produto final, vcs saberão o significado do orgulho, que só há entre criador e obra.

As tabelas não estão lá para tornar o jogo pior, mas para pessoas novas é muito complicado. Na última década os RPGs estão se tornando mais "user friendly". Esse não é, e nunca será o caso do RM.

O RM é o único jogo onde qualquer um pode matar e morrer para qualquer um. A violência chega a um nível de beleza que sinceramente não há como descrever. Há regra pra saber a que distância o sangue jorra nos combates, no final das lutas só há sangria e cadáveres. Venham me falar em mortandade e perigo. Morre-se muito nesse jogo.

Para finalizar, é um jogo feio, livros mal-feitos. Pessoas com pouco alcance intelectual ficam proibidas de jogar. Provavelmente vcs nunca vão achar alguém pra lhes ensinar. E só posso dizer que o azar é todo de vcs.
 
"O RM é um sistema com muitas regras, preso a uma infinidade de tabelas. O importante é conhecer e saber o que vc quer do sistema. Existem muitas variantes de regras para simplificar ou complicar o jogo e sinceramente, não é um jogo para qualquer um."

Se você estiver lutando com Aliens de sangue ácido é bom não deixar o sangue respingar.

E se os inimigos estiverem infectados com algum vírus? Será que ele é transmitido em contato com a pele ou só através de feridas abertas?

Acredite Sky, no RPG sempre aparecerão situações onde regras obscuras terão que ser usadas, ou inventadas.

Você é aquilo que eu chamo de espertalhão, um cara que gosta de ter a última palavra em tudo. Li em algum lugar que vc é um moderador, parabéns pelo seu péssimo trabalho.
 
LOL, me acabo rindo com os indies que só entram aqui para meter o pau no que é mainstream e "lutar contra o sistema" (:sacou:). :lol:
 
Vou citar só uma parte
Para fazer um personagem, algo que leva em torno de 4 horas, talvez mais, mesmo eu que sou um admirador do sistema fico muito cansado, mas ao término da tarefa, sei mais sobre meu personagem do que em qualquer outro sistema (Ex.: Em quantos sistemas vcs sabem dizer que número de calçado seus personagens calçam? Quando vc acha uma bota mágica e quer colocar no seu personagem, as regras do RM dizem se a bota mágica cabe, se aperta ou se está folgada.)
E cadê a diversão disso?Que eu saiba um RPG é jogado pra se divertir, e não pra fritar nosso cérebro?Então, imagine-se no mundo de Warcraft, um orc nunca vai calçar nada feito por um elfo, porque seus pés são muito grandes. Qualé, RPG é realmente MUITO legal, mais do que eu posso expressar em palavras, principalmente por seus detalhes, mas isso é um tremendo exagero. E veja bem, não estou criticando ninguém, mas sim o jogo. Realismo tem limite. Se as pessoas quisessem viver num mundo tão parecido assim com o nosso, não jogariam RPG, pois a graça de RPG é sair um pouco do mundo e ir viver em outro, onde você pode matar um Grande Ancião dragão e roubar seu tesouro, pode se embrenhar em florestas controladas por elfos e se aventurar em cavernas cheias de criaturas escuras, sem se preocupar com a distância que o sangue de um dragão vai jorrar se você der uma flechada nele, e se a armadura mágica que ele guarda cabe em você, já que seu personagem é magrelo, e você descobre que teve um puto trabalho de matar o dragão pra nada. No começo, até gostei, mas depois que cheguei nessa parte do seu post, me desanimei. Realismo tem limite, né?
 
Última edição:
Eu não tenho nenhum problema com o lance das regras - acho meio bobo quando há excesso que prejudique, mas beleza, gosto é gosto. Queria até conhecer melhor o sistema =]

O que eu não entendo é a conexão entre as opiniões do Skywalker e a atuação dele como Moderador :think:
 
Minha crítica ao moderador foi baseada na leitura da Thread inteira, além de posts em outras Threads.

No mais, quero que saibam que não desejo converter novos jogadores e não tive intenção de mostrar o RM como um sistema superior a nenhum outro. Postei pelo desejo de compartilhar pontos negativos e positivos de um jogo que mestro há mais de 15 anos.

Eu gosto muito do que o RM pode proporcionar em termos de jogo. Entendo que todos têm preferências. À todos, cuidado com os preconceitos e abram a sua mente para novas experiências em termos de RPG.

A notícia deste Thread refere-se ao reprinting (com um certo upgrade visual) de uma linha da Iron Crown chamada Rolemaster Classic. Corresponde ao mesmo conjunto de regras que mestro, em contraste à polêmica edição Rolemaster Standard System (tive oportunidade de jogar as duas).

Num mercado que caminha para a unanimidade, para mim ao menos, isso é uma boa notícia.
 
Regra para tamanho da bota não é necessariamente realismo. Em um mundo medieval, salvo exceções, os calçados não possuíam números específicos, e quase todo mundo usava botas de tamanho ligeiramente diferentes ou feitas sob encomenda.
Regras que são usadas raramente não vale a pena saber de cor. Consultar regras na hora atrapalha o jogo. Ao menos para mim, regras específicas demais são problemas e não excessões; para esses casos específicos é que existe o mestre.
Mas mesmo assim ainda tenho um pouco de curiosidade de conhecer o sistema.
 
Eu vou fazer a mesma coisa que eu fiz no MatarPilharDestruir!: criar um subfórum chamado "Arena" (ou assemelhado) pra discussões mais pesadas de sistemas, deixando os fóruns específicos pros fãs da coisa e essa Arena pra "brigas";
 
Esse post é bem antigo, mas não pude resistir a defender esse sistema maravilhoso que é o Rolemaster. Rolemaster é jogo pra Master que é organizado, que conhece a fundo o sistema, que gosta de detalhismo e é rápido nas regras. Sou Master a 25 anos. Destes 25 anos, cerca de 20, eu mestro Rolemaster. Já joguei tudo que se possa imaginar. Gostei do GURPS, pois possue regras convincentes. Comecei no D&D aos 13 anos. Mas nada se comparou ao prazer que me traz o Rolemaster, por seu realismo e incereteza do que vai acontecer ao rolar os dados. É um RPG extremamente rico e colorido. Não há um jogador que jogue comigo e saia decepcionado com o jogo. Todos o veneram até hoje em dia. Portanto, não concordo com as opiniões negativas acima tendo em vista o sucesso do jogo que sempre presenciei. Quem sabe dominá-lo, revela o prazer de um jogo de rpg raro e viciante. Pelo que noto, existem dois tipo de jogadores e masters de RPG: os que preferem a representação à regras e os que preferem os detalhes das regras à representação. Nenhum dos dois extremos é bom, mas cada um joga como quer, pois trata-se de diversão. Quem consegue dominar os dois lados em equilíbrio, manda no pedaço. Sempre me preocupei com a representação, aliada às regras e realismo do Rolemaster, somadas a um enredo rico, atraente e hiper detalhista. Talvez seja isso o segredo do sucesso que podemos ter em nossas mãos.
 
Mais um detalhe: só frita o cérebro quem se aventura no sistema sem querer ter um trabalho inicial, logo tem que consultar regra na hora do jogo atrapalhando o andar das coisas. E, sinceramente, cansei dos jogos que o personagem tem tantos "pontos de vida" e luta, luta, luta perfeitamente até cair quando acabam. Gosto de realismo, de que a batalhe pareça uma batalha de verdade. Desde quando detalhes e riqueza é ruim para o enredo de uma história, principalmente se o próprio sistema, muitas vezes, te leva a outros horizontes de narrativa que você mesmo, o Mestre, não estava esperando. Isso é sensacional. Essa é a minha opinião, respeitando aqueles que preferem o estilo mais simples, que afinal, também é diversão. Se não estivéssemos todos longe uns dos outros, eu marcava um jogo para mostrar o que realmente é esse sistema.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo