• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Senado estuda abolir “ç”, “ch” e “ss”

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Mal deu tempo para entender o que o último acordo ortográfico fez com o acento de voo, com o hífen de antissocial e com o trema de cinquenta, e uma nova proposta, ainda mais radical, já está em elaboração pela Comissão de Educação do Senado. A partir de 2016, se entrar em vigor o projeto que pretende fasilitar o ensino e a aprendizajem da língua portugeza, vosê poderá ser obrigado a escrever asim.

 
Reformar não é absurdo, deriel, a questão é qual a lógica da simplificação. Sabemos que outros países simplificaram, mas sabemos como foi?
 
Em outros tempos isso já foi feito ainda que de forma não tão radical, tanto que não escrevemos mais Telephone, Pharmácia, Adopção, óptimo, adopção, etc.

Antigamente até a primeira metade do século XX era mais fácil implantar mudanças na grafia porque até então a maioria da população brasileira morava na zona rural e poucos sabiam ler e escrever. Qualquer mudança brusca que fosse imposta naqueles tempos impactaria na vida de uma minoria e não da maioria que até então sendo analfabeta permanecia totalmente indiferente a isso. Até levamos vantagem sobre Portugal que ainda usa o "p" mudo ainda em muitas palavras.

Agora quando se tem uma população bem mais alfabetizada acho absolutamente normal haver uma resistência, pois é a maioria que está acostumada a ler e escrever sempre do mesmo jeito.

E eu que imaginava que ia haver uma acelerada no processo de aportuguesamento da enorme quantidade de palavras e termos estrangeiros que entraram em nosso idioma (e sinceramente acho mais interessante trabalhar em cima disso) e essa comissão chega com isso?
 
Última edição:
Em outros tempos isso já foi feito ainda que de forma não tão radical, tanto que não escrevemos mais Telephone, Pharmácia, Adopção, óptimo, adopção, etc.

Antigamente até a primeira metade do século XX era mais fácil implantar mudanças na grafia porque até então a maioria da população brasileira morava na zona rural e poucos sabiam ler e escrever. Qualquer mudança brusca que fosse imposta naqueles tempos impactaria na vida de uma minoria e não da maioria que até então sendo analfabeta permanecia totalmente indiferente a isso. Até levamos vantagem sobre Portugal que ainda usa o "p" mudo ainda em muitas palavras.

Agora quando se tem uma população bem mais alfabetizada acho absolutamente normal haver uma resistência, pois é a maioria que está acostumada a ler e escrever sempre do mesmo jeito.

E eu que imaginava que ia haver uma acelerada no processo de aportuguesamento da enorme quantidade de palavras e termos estrangeiros que entraram em nosso idioma (e sinceramente acho mais interessante trabalhar em cima disso) e essa comissão chega com isso?

É doloroso quando esse tipo de projeto de mudanças objetiva atender a um único critério.

Normalmente o parâmetro mais apreciado pelo povo é a simplificação do idioma (pelas dificuldades de escreverem e pronunciarem com o mínimo de formalidade). Daí eles apresentam a proposta considerando que outros fatores como função e beleza caminham sempre junto de simplicidade e aí caem do cavalo. Porque nem sempre a simplicidade significa bom idioma. Ao continuar na direção de uma lógica populista corre-se o risco de um dia todos estarem grunhindo como homens das cavernas e dando "bom-dia" jogando tijolos uns nos outros porque simplesmente existe mais facilidade em se rosnar do que em estudar, superar e melhorar usando gramáticas e pronunciando palavras.
 
Última edição:
o negócio que o senado está esquecendo é que o brasil não pode mudar as regras ortográficas sem antes convencer os países que aceitaram participar do acordo ortográfico, simples assim. é isso, ou romper o acordo. só que considerando a resistência de portugal a participar, não seria possível fazer isso sem alguma treta diplomática. resumindo: vai todo mundo falar um monte sobre isso, mas não vai dar em nada.
 
Se a ideia dessa simplificação é tornar o português escrito mais fonético (algo que regrediu no último acordo), acho que ainda será mais fácil adotarmos o IPA ;)

resumindo: vai todo mundo falar um monte sobre isso, mas não vai dar em nada.
Espero que sim!
 
então...

Senado desmente criação de projeto de lei que altera língua portuguesa
Entre outras coisas, o rumor que invadiu as redes sociais diz que palavras como "hotel", "hoje" e "humor" seriam grifados sem a letra "h"

Publicação: 20/08/2014 20:01 Atualização: 20/08/2014 20:03

Nas últimas semanas um suposto “projeto de lei” criado pelo Senado com a intenção de “simplificar” a Língua Portuguesa repercutiu nas redes sociais e deu o que falar em sites da internet. De acordo com as publicações, entre as mudanças que o projeto previa, estava a abolição de "ç", "ch" e "ss” da ortografia oficial. No entanto, tudo não passa de um mal entendido.

Diante das dificuldades de entender o Novo acordo ortográfico, que começa a valer em 2016, o Senado criou um grupo de trabalho para analisar o que foi proposto e estudar meios que facilitem o aprendizado. O grupo é formado por professores da área de linguística que fazem uma análise técnica do novo acordo, com suporte da Comissão de Educação do Senado.

Devido a dimensão atingida pelo tal boato do "projeto de lei", muitos professores, alunos e estudiosos da língua portuguesa buscaram informações com o Senado. O presidente da comissão, o senador Cyro Miranda, informou por meio de nota oficial, que as medidas divulgadas e que preocupou muita gente na web não são verdadeiras. “Recentes notícias de que estaríamos a ponto de reformular a ortografia da Língua Portuguesa não procedem”, apontou.

De acordo com a assessoria da senadora Ana Amélia, que ocupa a vice-presidência da mesma comissão, até o momento nenhuma mudança radical na lingua portuguesa está prevista. As ideias de realizar alterações pontuais na ortografia seriam apenas visões particulares de profissionais da educação que participam do grupo de trabalho e não uma decisão em conjunto da comissão ou mesmo um projeto de lei já formulado.

Antes de qualquer alteração na Língua Portuguesa, o assunto deverá ser debatido com outros países que utilizam o idioma e, principalmente, com a sociedade brasileira.
 
Já não bastaria o pinguim ter perdido o trema, coitado... :ping:

Mas a boataria na mídia é um problema. Um diz uma coisa (ou sugere, ou discute como seria tal coisa) e isso vai sendo distorcido de boca em boca..
 
Já não bastaria o pinguim ter perdido o trema, coitado... :ping:

Mas a boataria na mídia é um problema. Um diz uma coisa (ou sugere, ou discute como seria tal coisa) e isso vai sendo distorcido de boca em boca..

olha, distorcer de boca em boca em conversa entre amigos, papo de facebook ok. mas caramba, esses jornalistas que publicaram a matéria não foram checar a informação, não? wth.

edit: o esclarecimento divulgado pelo Cyro Miranda:

"Esclarecimento sobre Acordo Ortográfico

18/08/2014

Em resposta à demanda de professores de português, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou, no dia 1º de outubro de 2013, a criação de um Grupo de Trabalho destinado a propor a unificação ortográfica da Língua Portuguesa, conforme Acordo já firmado em 1990.

Esse Acordo entraria em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2013, mas o início da vigência foi adiado para janeiro de 2016, por decreto da presidente Dilma Rousseff.

A unificação em questão terá que ser feita em comum entendimento com os demais países. Portanto, não há nada que senadores, a Comissão de Educação e até mesmo o Brasil possa fazer unilateralmente.

Recentes notícias de que estaríamos a ponto de reformular a ortografia da Língua Portuguesa não procedem.

Senador Cyro Miranda (PSDB-GO)

Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte"


parte grifada foi exatamente o que eu tinha falado sobre o acordo ortográfico. brasil não pode aloprar sozinho em mudanças, agora ou consulta os demais países ou cai fora do acordo.
 
Última edição:
Eu nunca me acostumei a nova ortografia. Além disso nunca entendi o porque de "simplificá-la", na minha opinião certas mudanças só fazem a língua perder seu charme.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo