• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Legolas e o Balrog de Morgoth

Com relação a questão de gradação de nível físico, espiritual e mental dos elfos é possível tirar a dúvida com os textos comuns dos livros feitos por Tolkien apresentando os indícios no decorrer do desenvolvimento dos personagens e que já servem como um bom parâmetro.

De acordo com as passagens dos livros os elfos da luz (que foram para o oeste) encabeçavam as habilidades e talentos estando contados entre os que detinham o mais alto nível de habilidade e percepção (superavam os elfos comuns em muito). Depois deles vinham os elfos escuros (cinzentos excetuando-se Thingol, verdes), e dos quais havia Legolas que podia não conseguir ver tudo ou entender tudo o que via no além, mas que trazia o talento natural da espécie para lidar com o mundo espiritual.

Depois dos elfos escuros, em nível de percepção, vinham os outros filhos de Eru que eram os homens e anões, que apesar de não enxergarem tanto quanto os elfos podiam ocasionalmente perceber levemente a presença sobrenatural ou subcriativa ao sentir a presença de algo estranho ou de outro mundo (na verdade um reino inteiro escondido pelos Poderes). Mas era preciso um nível excepcional de energia da parte do fantasma para ele ser notado o que era algo incomum. Então nessas ocasiões eles podiam se manifestar, desobedecendo tanto a lei dos Poderes quanto a lei dos homens. Um dos exemplos é a passagem da companhia cinzenta. No livro, Legolas consegue detalhar formas como homens e cavalos, mas apesar de não conseguir entender tudo o que vê (é um elfo escuro), parecia enxergar mais do que os homens que podiam sentir uma massa sombria pavorosa nas proximidades de Aragorn. E então o povo saía correndo e esvaziava a vila porque era uma manifestação espiritual com tanta energia que podia ser sentida até pelos homens que se supunha que não tivessem poder subcriativo (se bem que nesse assunto, na minha opinião, os homens também tem um pouquinho de poder espiritual mas nesse mundo ele era apenas suficiente para manter os espíritos controlando o próprio corpo estranho ou aparecer em raras situações excepcionais como premonições, etc...). O trecho:

"The Dead are following," said Legolas. "I see shapes of Men and of horses, and pale banners like shreds of cloud, and spears like winter-thickets on a misty night. The Dead are following."
"Yes, the Dead ride behind. They have been summoned," said Elladan.

- The Passing of the Grey Company, The Return of the King

De modo que penso que a sensibilidade élfica para notar a maldade (visual também) deve ter alertado para alguma "assinatura espiritual" terrível por debaixo da sombra, muito além de qualquer elfo ou monstro comum.
 
Última edição:
Parece que a origem do nome "Moria" é uma inconsistência mesmo. No Tolkien Gateway diz:
An Inconsistency
The name Moria means "Black Chasm" and was a derogatory description of the place which the Dwarves did not like, and was given after Durin's Bane took over the city in the Third Age. It is therefore a mystery why that name appears on an inscription made in the Second Age, and made in consent with the Dwarves.
 
Excelente post Grimnir, provavelmente um misto entre as três hipóteses que vc colocou. Legolas pode ter juntado as histórias dos anões sobreviventes às histórias antigas que ouvia os Sindar contarem, e inferiu que era um Balrog. Depois de vê-lo mais de perto teve a certeza.

if sleep it could be called by Men, resting his mind in the strange paths of elvish dreams, even as he walked open-eyed in the light of this world.

Oque isso significa?

Que ele dormia com aparência de estar acordado. Não vejo outra interpretação.
 
Pô, tirou toda a poesia. :lol:
Não sei se é pra ser tão literal assim. Talvez a ideia seja mostrar que Legolas tem um elevado domínio de sua mente e espírito.

não quis dizer só aparência. Quis dizer que tipo, enquanto caminhavam, Legolas se desligava do mundo, como uma pessoa concentrada, e estava dormindo apesar de aprentar estar acordado (andando) como todos os outros. Algo como o "modo automático" do filme Click, é como eu imagino.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo