• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre O Casamento de Arwen e Aragorn

Kimberly Raabe

Usuário
Eu queria saber qual foi a data do casório. Por que eu andei pesquisando, e foi no solstício de verão, 21 de junho. Mas em outros lugares colocam como dia 8 de junho. O correto é dia 21 certo?
 
Última edição:
Acho que sim. De acordo com os apêndices do RdR, Aragorn e Arwen se casaram no Dia do Meio do Ano... na wikipedia eu encontrei um calendário que diz que esse dia é o dia 22 de junho.. agora se está certo ou não, eu não sei.. procurei em outros sites e não encontrei nenhuma especificação sobre a data desse Dia do Meio do Ano..
 
Agora toda hora eu vou confundir vocês duas. Não podiam usar avatares menos parecidos não?

Segundo o Tolkien Gateway eles se casaram no Midsummer's Day, que fica entre o 1 Lithe e o 2 Lithe, o problema é que entre os Lithe há dois dias. Eu não lembro dos termos em português, vou citar o texto da Wikipedia:

Lithe is a Midsummer holiday in the Shire. It is mentioned in The Fellowship of the Ring. Lithe fell between Forelithe, the sixth month of the year, and Afterlithe, the seventh month. In most years there were three Lithedays: 1 Lithe, Midyear's Day, and 2 Lithe. In Leap-years there was a fourth Litheday called Overlithe between Midyear's Day and 2 Lithe. Midyear's Day and Overlithe were not assigned any weekday, while 1 Lithe always fell on a Friday and 2 Lithe was a Saturday.

Então a correspondência fica complicada, pois no nosso calendário não há dias que não são contados. Em tese seria sim 22 de junho, mas não sei se é possível afirmar isso. teria que ver o dia daquele ano em específico no nosso calendário.

Sobre o Dia do Meio do Ano (Tolkien Gateway)

Mid-year's Day is the middle day of the year, according to the Shire Reckoning, between 1 Lithe and 2 Lithe. It roughly corresponds with the summer solstice, and is also known as Loëndë in Quenya.

No hemisfério norte (onde está o Condado) o solstício de verão acontece no dia 21 de junho. Mas o dia varia (pelo nosso imperfeito calendário).

Nesse site é possível calcular o dia e hora dos solstícios e equinócios de vários anos. Por exemplo, nesse ano o solstício de verao no hemisfério norte será dia 21 de junho às 10:51 (GMT) ou 07:51 (horário de Brasília). Mas aqui fica complicado falar em dia pois o período de 24 horas não corresponde com o período de rotação da Terra. Há uma diferença de alguns segundos dependendo da época do ano entre o dia sideral e o período de 24 horas. Em 19 de junho o dia tem 13 segundos a mais, em 16 de setembro tem 21 segundos a menos. E também pra falar em dia temos que tomar algum ponto de refefência. E qualquer um deles é arbitrário. Por exemplo, nesse mesmo site pode se ver que no ano de 2004 o solstício ocorreu às 21:56 de 20 de junho (horário de Brasília) mas pelo GMT isso foi às 00:56 de 21 de junho. Então. em qual dia ele ocorre? A cada ano se percebe que o solstício ocorre algumas horas antes do que no ano anterior.

Então, minha conclusão é que não se pode pensar pelo nosso calendário gregoriano. O calendário é outro e que não há ligação com o nosso.
 
Que coisa complicada, não entendi esse negocio de Lithe :roll:. Mas mesmo assim obrigada vocês dois...
 
Última edição:
No próprio texto de O RDR é citada a data como sendo no solstício de verão, não só nos Apêndices.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo