• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Spoiler alert!

Sobre spoilers:

  • Outro (citar no post)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    38
Cara eu fico chateado com spoiler as vezes. Não de dar escândalo mas realmente chateado.
Por exemplo, se alguém pega o sexto volume de GoT assim que lançado e me revela antes de eu começar a ler o desfecho de um cliffhanger grande que o Martin deixou, eu ficaria muito puto.
Não que isso estrague o livro para mim, mas certamente tira muito da minha experiência pessoal de leitura.
 
Conheço pessoas que também não ligam tanto pra isso. Conheço gente que lê a última página do livro antes de tudo pra saber se vale a pena, o que é algo que pra mim não faz o menor sentido, sob nenhum aspecto imaginável!
 
Conheço pessoas que também não ligam tanto pra isso. Conheço gente que lê a última página do livro antes de tudo pra saber se vale a pena, o que é algo que pra mim não faz o menor sentido, sob nenhum aspecto imaginável!

Querem saber se a viagem vale a pena. Mirem-se no exemplo de Ulisses - aliás, quem não sabe como termina e ainda não se emociona com a Odisseia ou Ulysses? -, seus filisteus. :lol:
 
Focando na questão de comentar determinada obra em redes sociais, o problema me parece ser o escândalo que os indignados com spoilers costumam fazer quando alguma informação-chave é divulgada e fulano ainda não leu/assistiu a obra.

Bom, o que fazer aí? Se uma pessoa assistiu/leu uma obra e achou interessante ao ponto de querer comentar a respeito dela nas redes sociais, inclusive os pontos que seriam considerados spoilers por quem ainda não assistiu/leu, ela deveria se privar de expressar a opinião dela porque um número indeterminado de pessoas não chegou no mesmo ponto da obra e pode se sentir ofendido/ter a diversão "estragada" por determinada revelação?

Ao meu ver, não, ela não deve se privar de comentar nada. As contas na redes sociais são da pessoa, ela posta o que quiser. Afinal, se for esperar que TODO mundo que possa ter acesso ao Twitter ou Facebook da pessoa leia/assista tudo que a pessoa já leu/assistiu e sobre os quais deseja falar, é melhor esperar sentado, pois isso nunca vai acontecer: as pessoas não leem/assistem as coisas todas juntas, no mesmo tempo; algumas podem levar anos para fazer isso e outras podem simplesmente nunca fazê-lo. Então a pessoa deve se privar de expressão uma opinião porque há uma possibilidade (que pode ser remota e inclusive jamais se concretizar) de que alguém mais possa querer que determinada obra continue com sua "aura de mistério"? Ah, vão se catar.

Quem tem medo de spoiler é que tem que evitar entrar em contato com as informações (existe modos de colocar filtros nas redes sociais e bloquear determinados termos, por exemplo), e não quem tem as informações que deve ficar calado esperando que a população mundial chegue no ponto em que ele está de uma leitura ou série.
 
Acho que é uma coisa que varia muito e não tem como evitar. Por exemplo, sair contando sobre o último livro de GoT é sacanagem porque é mais difícil e demorado das pessoas "chegarem até lá", mas comentar ou postar uma foto da 4º ou 3º temporada será que é tão grave assim? pq o acesso é mais fácil e azar de quem fica lerdiando pra assistir [me julguem :|] E convenhamos que a gente não lê as coisas logo de cara, quando batemos o olho dá pra ter noção se é um spoiler e aí descer a página rapidinho.
editando: o alvoroço que o pessoal fez com a morte do Joffrey foi inevitável. Imagina se ninguém tivesse comentado o beijo gay da novela das 9? Impossível, essas coisas fazem parte.
 
Focando na questão de comentar determinada obra em redes sociais, o problema me parece ser o escândalo que os indignados com spoilers costumam fazer quando alguma informação-chave é divulgada e fulano ainda não leu/assistiu a obra.

Bom, o que fazer aí? Se uma pessoa assistiu/leu uma obra e achou interessante ao ponto de querer comentar a respeito dela nas redes sociais, inclusive os pontos que seriam considerados spoilers por quem ainda não assistiu/leu, ela deveria se privar de expressar a opinião dela porque um número indeterminado de pessoas não chegou no mesmo ponto da obra e pode se sentir ofendido/ter a diversão "estragada" por determinada revelação?

Ao meu ver, não, ela não deve se privar de comentar nada. As contas na redes sociais são da pessoa, ela posta o que quiser. Afinal, se for esperar que TODO mundo que possa ter acesso ao Twitter ou Facebook da pessoa leia/assista tudo que a pessoa já leu/assistiu e sobre os quais deseja falar, é melhor esperar sentado, pois isso nunca vai acontecer: as pessoas não leem/assistem as coisas todas juntas, no mesmo tempo; algumas podem levar anos para fazer isso e outras podem simplesmente nunca fazê-lo. Então a pessoa deve se privar de expressão uma opinião porque há uma possibilidade (que pode ser remota e inclusive jamais se concretizar) de que alguém mais possa querer de determinada obra continue com sua "aura de mistério"? Ah, vão se catar.

Quem tem medo de spoiler é que tem que evitar entrar em contato com as informações (existe modos de colocar filtros nas redes sociais e bloquear determinados termos, por exemplo), e não quem tem as informações que deve ficar calado esperando que a população mundial chegue no ponto em que ele está de uma leitura ou série.
O que você disse faz todo sentido, mas não acredito que seja o ponto "deixar de se expressar" mas sim de fornecer a opção ao usuário da rede social de marcar seu conteúdo como spoiler. Desta maneira o sujeito poderá se expressar tranquilamente e as pessoas que fossem acessar aquele conteúdo teriam a opção de ver ou não ver o spoiler em questão. Isto funciona muito bem aqui no fórum, creio que se implantado nas redes sociais, podem chegar a funcionar para ambas as partes.
 
Isso é verdade @Tilion. Quando vejo algo no Facebook por exemplo... ces't la vie. Quem tá na chuva é pra se molhar. E se molha.
Eu participo de uma uma lista de e-mails de um grupo de amigo de trabalho e agregados, a lista tem mais de 5 anos, todo mundo se conhece bem até demais. Nessa lista, se alguém da spoiler gratuito, não será perdoado. Mas é um ambiente diferente, ninguém gosta de spoiler, todos sabem as regras.
 
Só tentando focar nas suas perguntas, Ana: Não acho frescura reclamar, as pessoas tem o direito de querer a surpresa. Acho que elas tem razão sim e é uma falta de respeito que os outros postem spoilers sem nem avisar. O fato de você (pessoa genérica) não ligar para spoilers não garante o direito de postá-los abertamente.
Ia te passar o spoiler do final de Romeu e Julieta. Agora nem vou mais :tongue:

Agora falando sério (como diria o Chico), eu sempre me pergunto quando vejo toda essa putaria a respeito de spoilers se a pessoa é tão limitada como leitor ou espectador para ter a sua experiência de leitura ou de assistir uma série ou filme estragada se ficar sabendo de alguma informação chave.
 
Última edição:
em termos de "afetar a experiência", o próprio aviso de spoiler já afeta, não? estava pensando aqui no caso de o sexto sentido, que tanta gente acaba citando. quando fui ao cinema assistir pela primeira vez, eu só sabia que era um filme de fantasma sobre o qual estava todo mundo falando. só. ninguém me disse "nossa, tem um spoiler foda, não posso contar, vai lá e veja, é massa". se alguém tivesse feito isso, eu teria passado o filme todo esperando a surpresa e talvez já fosse procurando pistas sobre a possível surpresa (pelo menos foi o que aconteceu comigo uns dois anos depois, quando vi os outros).

outra coisa: naquela semana dos spoilers do purple wedding, muitos dos artigos falando do spoiler (reclamando ou falando da polêmica mesmo) tinham como ilustração

o joffrey

agora, se até eu que nem vejo a série sei que as surpresas do enredo invariavelmente giram em torno de quem bate as botas, não precisa ser muito inteligente para saber qual era o spoiler do qual tanto se falava. ou seja: mesmo quem reclamava dos spoilers acabou indiretamente revelando spoiler. é exagero, eu sei, não é como o babaca que chega e diz "nossa, fulano morreu!!" só para mostrar que assistiu ao episódio antes (ou já leu os livros). mas de qualquer forma, foi uma falta de cuidado - e tenho certeza que muita gente revela spoilers por essa mesma falta de cuidado, sem maldade. aliás, muitas vezes por ser justamente o tipo de pessoa que não liga para isso.

eu não me importo, mas tomo cuidado para não revelar. no meu blog eu acabo sempre entrando em detalhes sobre o enredo do que vejo/leio, mas sempre aviso o leitor sobre a natureza do post, para que ele tenha a opção de continuar lendo só se achar que spoilers não afetarão a experiência depois. é um ambiente mais fechado, controlado, um aviso inicial basta. mas pensa no caso do facebook: eu posso ter todo o cuidado do mundo, mas de repente um amigo revela um spoiler (intencionalmente ou não), é difícil ter um controle total (a não ser que você fique online 24 horas por dia e aí possa apagar spoilers na sua tl assim que eles apareçam, o que, convenhamos, é impossível). nesse caso eu concordo com o gabriel:

Quem tem medo de spoiler é que tem que evitar entrar em contato com as informações (existe modos de colocar filtros nas redes sociais e bloquear determinados termos, por exemplo), e não quem tem as informações que deve ficar calado esperando que a população mundial chegue no ponto em que ele está de uma leitura ou série.
 
Concordo com o Tilion. Na verdade, mudei minha opinião graças ao post dele. Pensava assim antes, de certo modo, e agora percebi isso. Acho que nunca reclamei sériamente sobre alguém dizer algo de um filme ou livro que ainda não peguei.

Eu li os livros da quadrilogia Hannibal depois de ver os filmes, sabia o que iria acontecer. Isso me impediu de apreciar ou de querer ler? Não. De forma nenhuma.

Não é grande coisa.
 
Focando na questão de comentar determinada obra em redes sociais, o problema me parece ser o escândalo que os indignados com spoilers costumam fazer quando alguma informação-chave é divulgada e fulano ainda não leu/assistiu a obra.

Bom, o que fazer aí? Se uma pessoa assistiu/leu uma obra e achou interessante ao ponto de querer comentar a respeito dela nas redes sociais, inclusive os pontos que seriam considerados spoilers por quem ainda não assistiu/leu, ela deveria se privar de expressar a opinião dela porque um número indeterminado de pessoas não chegou no mesmo ponto da obra e pode se sentir ofendido/ter a diversão "estragada" por determinada revelação?

Ao meu ver, não, ela não deve se privar de comentar nada. As contas na redes sociais são da pessoa, ela posta o que quiser. Afinal, se for esperar que TODO mundo que possa ter acesso ao Twitter ou Facebook da pessoa leia/assista tudo que a pessoa já leu/assistiu e sobre os quais deseja falar, é melhor esperar sentado, pois isso nunca vai acontecer: as pessoas não leem/assistem as coisas todas juntas, no mesmo tempo; algumas podem levar anos para fazer isso e outras podem simplesmente nunca fazê-lo. Então a pessoa deve se privar de expressão uma opinião porque há uma possibilidade (que pode ser remota e inclusive jamais se concretizar) de que alguém mais possa querer que determinada obra continue com sua "aura de mistério"? Ah, vão se catar.

Quem tem medo de spoiler é que tem que evitar entrar em contato com as informações (existe modos de colocar filtros nas redes sociais e bloquear determinados termos, por exemplo), e não quem tem as informações que deve ficar calado esperando que a população mundial chegue no ponto em que ele está de uma leitura ou série.

Não precisa se privar de nada, mas o que custa colocar um spoiler alert?
 
Não precisa se privar de nada, mas o que custa colocar um spoiler alert?
É isso que eu penso. Não custa nada colocar um alerta antes de escrever sua opinião sobre tal obra. Ainda mais quando for falar de uma obra/livro que a pessoa sabe que a maioria está acompanhando também. Não é questão de restringir a opinião da pessoa, mas sim ter o bom senso de avisar aos demais que não queiram ler aquilo naquele determinado momento.
 
mas aí entra a questão: até quanto tempo tem que avisar? a guria que escreveu um dos textos que linkei fala em "livros de até 50 anos". wuuut? não é meio exagerado isso, não?
 
A mim nao afeta.
1) Porque normalmente eu esqueco mesmo. Ja me peguei vendo um filme de plot twist, me surpreendendo no final, e depois pensando ca comigo "Hmm. Acho que jah tinha lido isso em algum post em algum lugar....". :-P
2) Segundo porque normalmente, como muitos jah mencionaram, se a obra se vale apenas (ou muito) pela surpresa, em vias de regra nao vale muito. Eh como diferenciar um bom filme de suspense/terror de um ruim, eh se voce fica tenso na segunda ou terceira assistida tanto quanto na primeira. Se o filme eh cheio apenas daqueles sustinhos bestas de um gato avulso pulando de uma janela do nada, etc, nao vai assustar de novo na segunda assistida. Ou se ele investe apenas no gore gratuito, na segunda ou terceira assistida aquela exposicao toda vai te afetar bem menos.

Mas eu me policio na hora de falar alguma surpresa porque sei que tem pessoas que nao sao assim. Normalmente se apegam mais a essa parte de emocoes imediatistas que os sustos, surpresas, plot twists, cenas chorantes, etc, fornecem (o que tambem eh perfeitamente valido). Alem de boa parte dessas pessoas fazerem escandalo e eu quero me preservar disso.



PS: Se o filme eh sobre cachorro, ele vai morrer no final, carambolas.
 
1) Porque normalmente eu esqueco mesmo. Ja me peguei vendo um filme de plot twist, me surpreendendo no final, e depois pensando ca comigo "Hmm. Acho que jah tinha lido isso em algum post em algum lugar....". :-P

Acontece comigo tambem. haha

'Saw' me contaram o filme todo, com detalhes, duas vezes antes de eu assistir, mas nao me falaram o nome do filme. Soh na cena final que a minha ficha caiu que era aquele o filme que tinham me contado.

Com 'Into the wild' foi a mesma coisa. Um amigo, de sacanagem, me disse o final. Acabou que eu soh assisti ao filme meses depois e soh lembrei que ele tinha me contado depois que o filme acabou. XD
 
Entendo o que você disse. Realmente certas revelações não afetam numa segunda vez, mas isso não quer dizer que não seja válido passar por elas na primeira vez. Faz parte da experiência da leitura e pra mim é uma parte importante, não a única parte importante e certamente não a única que vale pena mas eu aprecio consumir um conteúdo por completo e passar por todas as emoções que esse propicia, independentemente se algumas delas só serão degustadas uma única vez. Gostaria de extender em exemplo abaixo em spoiler.

Mais uma vez viu citar a Torre Negra. 7 livros, série longa pra caramba, como amarração com outra dezena de livros do King. Fui lendo alguns em paralelo para absorver bem tudo.
Ai depois de toda a jornada e aventuras, Roland chega a mítica Torre e King nos leva numa narrativa instigante sobre ele subindo até o último aposento mais alto da Torre. Eu tava suando frio já com a antecipação do que aconteceria, isso tudo pro Roland chegar lá e a Torre, a entidade que vive na Torre ou whetever julga ele não merecedor, abre um portal e joga ele de volta pro começo do primeiro livro! Cara, acho que nunca na vida tive emoções de surpresa, indignação, raiva, alegria, tão intensas e misturas quanto quando li isso. Foi incrível. Foi um fehamento fabuloso, que eu jamais teria saboreado da maneira correta se soubesse que isso aconteceria.
Se eu reler, não será uma surpresa mais, mas certamente ainda valerá a pena todo o caminho dos livros e sua conclusão estupenda!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo