• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Spoiler alert!

Sobre spoilers:

  • Outro (citar no post)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    38
Ao meu ver, não, ela não deve se privar de comentar nada. As contas na redes sociais são da pessoa, ela posta o que quiser.
...
Quem tem medo de spoiler é que tem que evitar entrar em contato com as informações (existe modos de colocar filtros nas redes sociais e bloquear determinados termos, por exemplo), e não quem tem as informações que deve ficar calado esperando que a população mundial chegue no ponto em que ele está de uma leitura ou série.
Mais ou menos, falando dessa forma ainda está generalizando demais, enquanto que a questão depende mais da sensatez de cada um.
Óbvio que qualquer um pode falar o que quiser em qualquer lugar, mas pra isso a pessoa precisa ter um pouco de noção, com relação ao Facebook por exemplo, você não está exatamente falando com um público geral, a menos que seja uma figura muito seguida, você está postando ali para seus amigos, colegas e conhecidos, e supõe-se que você conheça tais contatos, então se você sabe que existe alguém que vai ficar puto com alguma revelação que você pode fazer e faz assim mesmo, vai estar sendo um filho da puta, se sabe que ninguém vai se importar, então sabe que não tem problemas.
Isso vale para os dois lados, quem não quer ver spoilers tem a escolha de não ser idiota e fugir dos meios onde um spoiler pode aparecer, e a pessoa que possui a informação tem a escolha de ser ou não filho da puta, soltando um spoiler em local indevido, de forma inesperada, sem aviso algum.

Sobre o final de filmes e livros muita gente comentou que não se importa de saber previamente, e alguns até procuram saber, porque isso não afeta a experiência da jornada, o que eu até concordo, a menos que a história foque em twists e revelações que alteram o rumo dos personagens, óbvio, mas então se as tramas não são definidas pelo que acontece no final e o final não atrapalha a descoberta de como tudo aconteceu, não há necessidade alguma de se comentar o final. Todo filme tem seu plot, tem um tema, trabalha em cima de diferentes aspectos, então por que comentar sobre um filme falando "é aquele que no final João morre"?
Se a pessoa se importa com o final, ela não deverá revelar nada em comentários sobre a história porque sabe que vai estragar a experiência de outros. Se a pessoa não se importa, ela não tem necessidade alguma de revelar o final para comentar sobre a história porque sabe que o filme/livro não está preso ao final.

Já por duas vezes ouvi de colegas algum spoiler errado, e na hora que estava vendo o filme achava legal ver como as coisas aconteciam de forma diferente da que eu esperava, por causa do spoiler, mas isso me fez perceber como existem pessoas que não prestam atenção no que assistem e não conseguem comentar sobre o que viu sem soltar spoiler, porque não se lembram de nada além dos twists ou fatos mais marcantes.
Já aqueles que desejam apenas comentar sobre acontecimentos na trama e que acabam sendo spoiler, como citado no post do Tilion, é bem lógico que essas pessoas procurem conversar com outros que também estão lendo o livro ou acompanhando a série e possa dar um feedback positivo, como um ponto de vista diferente ou alguma teoria interessante, comentar certas coisas em um meio onde a maioria não vai dar esse feedback não tem sentido. Para todo tipo de comentário sempre vai existir um local mais apropriado e um menos apropriado, e nós devemos buscar ter noção de quando e onde comentar.
 
mas aí entra a questão: até quanto tempo tem que avisar? a guria que escreveu um dos textos que linkei fala em "livros de até 50 anos". wuuut? não é meio exagerado isso, não?

Como eu acho que não custa nada dar um spoiler alert, não vejo absurdo a história dos 50 anos. Sempre que estou conversando com alguém sobre um livro/filme eu pergunto se a pessoa já leu/assistiu e se ela quer saber o que acontece. O meu ponto continua o mesmo: É educado não soltar spoilers gratuitamente, assim como faniquito pós-spoiler tem limite. Não acho que o resto do mundo tem que se furtar de falar sobre algo que eu ainda não li ou assisti. Como o @Tilion disse, evitar procurar spoiler é um bom começo.
 
mas aí entra a questão: até quanto tempo tem que avisar? a guria que escreveu um dos textos que linkei fala em "livros de até 50 anos". wuuut? não é meio exagerado isso, não?

Lembrei de eu zoando com uma blogueira quando ela revelou que Diadorim era mulher. :lol:
 
Esse pessoal reclamando tá sendo fresco? Eles têm razão? Qual sua conduta sobre spoilers, aqui na Valinor e nas redes sociais?
Me lembro de um vídeo/campanha contra spoilers onde apareciam vários artistas de séries, acho que até foi postado em algum dos tópicos aqui do fórum, mas isso já mostra como ninguém gosta de receber um spoiler contra sua vontade, então nesse caso do pessoal que reclama a frescura vai depender dos níveis de proteção que cada um adotou, podem existir pessoas aí no meio que foram bestas e outras que simplesmente não conseguiram evitar. Tanto no fórum quanto em redes sociais sempre vejo usuários que procuram dar o SPOILER ALERT, o que considero o comportamento padrão para pessoas que não são filhos da puta.

É uma puta falta de sacanagem. As vezes eu até procuro o spoiler por curiosidade, mas é uma falta de respeito jogar spoiler na cara dos outros.
É literalmente isso, falta de respeito.

em termos de "afetar a experiência", o próprio aviso de spoiler já afeta, não?
Eu não gosto nem que brinquem de dar spoiler, por exemplo, a pessoa brinca dizendo que no final o personagem principal morre, então como era uma brincadeira eu já sei que o personagem principal não morre, tudo acaba dando dicas do que acontece e dependendo do comentário/brincadeira o spoiler acidental pode estragar a experiência da pessoa de descobrir o que acontece por conta própria.

mas aí entra a questão: até quanto tempo tem que avisar? a guria que escreveu um dos textos que linkei fala em "livros de até 50 anos". wuuut? não é meio exagerado isso, não?
Vai depender de cada um, alguns alertam o spoiler de filmes antigos para os que podem ainda não ter visto, outros comentam sem se preocupar porque se o filme já foi lançado a tanto tempo e a pessoa não viu então tanto faz, mas isso acaba sendo um problema maior só para quem posta em blogs, sites, youtube, etc., para o público geral, porque em um grupo menor basta conferir se todos viram ou leram a obra para poder comentar. Enfim, um aviso de spoiler nunca machuca ninguém, então sempre é válido colocar.

Entendo o que você disse. Realmente certas revelações não afetam numa segunda vez, mas isso não quer dizer que não seja válido passar por elas na primeira vez.
Eu vejo isso em alguns filmes de suspense, quando vistos pela segunda vez não tem o mesmo impacto, ou até mesmo em algumas leituras, a segunda lida sempre trará uma experiência diferente, então fica bem óbvio que tirar a oportunidade da pessoa de experimentar a obra sem conhecimento algum do que irá acontecer é algo sem volta, com excessão dos privilegiados com uma memória fraca.

mas história baseada em evento real tem spoiler?
Se você estiver comentando a obra adaptada e a pessoa não tem conhecimento da história real, será spoiler, mas se estiver comentando sobre a história real, não existe spoiler.

É sempre bom pensar do ponto de vista de quem criou o roteiro, escolheu os ângulos de cada cena, ou em um livro, pensar no porque determinado trecho só foi revelado em tal página. Se quem está contando a história planejou toda uma estrutura para transmitir uma determinada experiência ou um conjunto de emoções de uma forma específica, qualquer alteração irá afetar a experiência proposta pelo autor. Nem sempre isso será algo tão crucial, mas as vezes é.
 
Lembrei das spoiler shirts:

273248_679478.jpg

spoilertee.jpg
[/spoiler
 
O tempo de lançamento de um filme ou livro é praticamente irrelevante, afinal é muito fácil saber o que é uma informação reveladora e o que não é, basta avisar. Se você está postando em um lugar público, tem que pensar em todos que vão ler sim.

Outro ponto de pouco relevância são observações do tipo "ah, mas a obra é boa mesmo em uma segunda lida/assistida" ou "a qualidade não se resume apenas na surpresa das revelações". Claro, uma obra boa será assim, mas decerto fica melhor quando o sujeito não sabe o que vai acontecer. Seja qual for a qualidade da obra, não é motivo para subestimar as surpresas - ela com as surpresas é melhor do que ela sem as surpresas.

Eu, por exemplo, demorei muito pra ver "O Poderoso Chefão", acho que seria mais chato se tivesse lido spoilers. Independente da qualidade do filme. De qualquer forma, não consigo pensar em um motivo para, especialmente obras lançadas há muito tempo, o sujeito ter vontade de comentar escancaradamente o final. Em geral o problema são pessoas sem noção que falam sobre revelações recentes mesmo.

/recalque de quem tá lendo GoT agora.
 
estava lembrando aqui dois casos de atores dando entrevistas sobre filmes em que tinham atuado, ambos adaptações de livros mais, ahn, antigos. em um dos casos era a anne hathaway falando sobre os miseráveis, se eu não me engano na entrevista mesmo ela diz "spoiler alert!" e fala de uma personagem que morre, mas ainda assim a platéia faz um aaaaaaaaaahhhhhhhh e aí o entrevistador manda um:

tumblr_inline_n1ccnt6Wrp1qafrh6.gif


na outra era o martin freeman falando sobre o hobbit, ele comenta algo sobre o desfecho da história (reparem que estou sendo tão boazinha que estou evitando spoilers mesmo de livros tolkien num fórum tolkien), a entrevistadora reclama do spoiler e a reação dele é:

C5pXieI.gif


uzDyMvR.gif


de onde acabo lembrando que muitos dos que estão dando spoilers sobre game of thrones justificam a ação mais ou menos nessa linha: não quer spoilers de adaptações para cinema ou tv, leia os livros. o que vocês acham disso?
 
de onde acabo lembrando que muitos dos que estão dando spoilers sobre game of thrones justificam a ação mais ou menos nessa linha: não quer spoilers de adaptações para cinema ou tv, leia os livros. o que vocês acham disso?

Acho idiotice pura e simples.

BTW, isso não funciona quando você pega uma adaptação como "Gone Girl" - já falaram que vão mudar o final - ou "Gnomeo e Julieta". :lol:
 
Última edição:
Pegando o exemplo de GoT, até parece que só dão spoiler no facebook do que acontece na série. Vamos fazer um teste então:

Eu vou escrever no facebook que...

... Jon Snow morre...

... e quero ver a reação dos fãs da série que leram os livros até onde série está.

Eu acho um argumento besta, sinceramente. A resposta do apresentador ("read a book"), inclusive, faz mais sentido se você pensar que nenhum apresentador vai falar "desliguem seus aparelhos agora, pois vamos ter spoilers".

Curiosamente, o Jovem Nerd faz isso nos nerdcast. Eles costumam dizer: "avance o áudio até o minuto XX:XX pq agora vamos dar spoilers".

Eu continuo achando que é uma questão de educação e respeito.
 
Mas o mais engraçado de "Les Misérables" é... como assim, depois de 150 anos, você não sabe o que acontece com Fantine, Cosette, Valjean e Javert? E não precisa nem ter lido o livro original, já que existem "n" adaptações, "n" referências" a essa história. Mas enfim, me parece ser uma questão de bom senso dentro do contexto essa questão de spoilers. Infelizmente, pra quem faz Letras e discute Crítica Literária, não há como fugir de spoilers. O mesmo pra quem estuda Cinema, Teatro, etc. Quantas pessoas já não sabem o que ocorre com a protagonista de "Psicose" sem terem visto o filme todo? Quantas pessoas já não sabem o que acontece com Vasco da Gama em "Os Lusíadas"? E por aí vai.
 
tinha uma história sobre o título português de psicose ser

o assassino que era a mãe

mas dia desses fui sondar no imdb e é psico, tem nada de spoiler no título, não.
 
Levando o raciocínio para o outro lado quem leu os livros não teria o menor motivo para assistir a série, pois apesar de muitas coisas serem alteradas ou não serem utilizadas há passagens chave que tu tem certeza absoluta que estarão na adaptação, como o caso do casamento vermelho, por exemplo.

Eu ainda continuo achando todos os argumentos contra spoiler meio bostas, mas enfim, cada um cada um.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo