• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teorias e conspirações a respeito dos Starks [tópico com spoilers]

  • Criador do tópico Liv
  • Data de Criação
Warg é o indivíduo que consegue projetar seu espírito em outros seres vivos. Apesar de Bran, Jon e Arya terem essa habilidade, apenas Bran parece ter algum controle real. Ele entra no corpo de seu lobo livremente, além de já ter demonstrado outras manifestações dessa habilidade.
 
Estou empacada no Dança. Me abracem, sério. Quero os pov's da maldita porém maravilhosa, Cersei. :grinlove:

Não posso acreditar que não vou ler o final dos Starks por enquanto. Como é que vocês aguentam? Existe vida pós "As Crônicas de Gelo e Fogo"?

Adorei os planos do Mindinho para a Alayne/Sansa. Sempre soube que ela sambaria na cara de Westeros. #RainhaDeTudo e amigos, me expliquem uma coisa: Como é que achama a Brienne legal? Eu tenho vontade de bater na cabeça dela. Juro.
 
O Corvo de Três Olhos não pode ser um deus, ele é provavelmente um xamã. Todas as habilidades que ele possui, bem como as de Bran e, em menor grau, de todos os Stark são habilidades xamânicas.

Toda a estrutura ritual, simbólica, mágica dos capítulos sobre o Corvo e os videntes verdes é de caráter xamânico.

Daí posso concluir o que todos sabíamos desde sempre, que os filhos da floresta eram essencialmente xamãs, bem como a essência da antiga religião dos Primeiros Homens após a conquista de Westeros.
** Posts duplicados combinados **
Outra coisa: quando falei de habilidades xamânicas, falei principalmente do que vocês chamam de wargar. Essa é uma das bases do rol de atividades xamânicas.

http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1189789601It001

images
 
aaaah, Liv, eu amo a Brienne :grinlove: ela é tão frágil que sempre tenho vontade de abraçá-la pra dizer que vai ficar tudo bem (ainda que seja claro que não vá).
eu também empaquei na Dança, não conseguia me importar com Dany, Tyrion, Quentyn... só os capítulos do Jon e Bran que realmente me interessavam (além de outros q apareciam muito menos...). mas continua, que pouco depois da metade a história para de ser paralela ao Festim e vários personagens voltam, como a Cersei :) e tudo fica bem mais emocionante também. e o final, ah, o melhor de todos os livros!! :clap:

Enfim, esses dias uma amiga me mostrou esse canal cheio de teorias e questionamentos muito interessantes sobre a saga, tentando descobrir o que há por vir. tem algumas coisas meio sem noção, claro, mas o material pesquisado é excelente, e tem vídeo novo hoje! *_*
 
  • Curtir
Reactions: Liv
Pra mim,a teoria de que o Jon é filho do Rhaegar e irmão (?) da Dany é bem óbvia, o pedido que a irmã do Ned lhe faz e que ele carregá o peso por toda vida,só pode ser esse
 
Tem um vídeo muito legal que desconstrói totalmente essa ideia de R + L = J aqui. não acho que seja verdade, mas continua sendo muito interessante...
 
uhaushaushaush siiim, é muita coisa, nunca que o GRRM iria conseguir desenvolver algo do tipo em dois livros. mas eu gosto muito desse e de outros vídeos desse canal pq ajuda a lembrar de muito detalhe esquecido e pode até abrir os olhos de outros fãs para mais teorias :D
 
uhaushaushaush siiim, é muita coisa, nunca que o GRRM iria conseguir desenvolver algo do tipo em dois livros. mas eu gosto muito desse e de outros vídeos desse canal pq ajuda a lembrar de muito detalhe esquecido e pode até abrir os olhos de outros fãs para mais teorias :D

Eu sinceramente acho que o Martin vai deixar muita coisa solta.
 
E eu acho que o véio maldito morre antes de terminar e a HBO vai cagar com o final. :coxinha:
 
O Corvo de Três Olhos não pode ser um deus, ele é provavelmente um xamã. Todas as habilidades que ele possui, bem como as de Bran e, em menor grau, de todos os Stark são habilidades xamânicas.

Toda a estrutura ritual, simbólica, mágica dos capítulos sobre o Corvo e os videntes verdes é de caráter xamânico.

Daí posso concluir o que todos sabíamos desde sempre, que os filhos da floresta eram essencialmente xamãs, bem como a essência da antiga religião dos Primeiros Homens após a conquista de Westeros.
** Posts duplicados combinados **
Outra coisa: quando falei de habilidades xamânicas, falei principalmente do que vocês chamam de wargar. Essa é uma das bases do rol de atividades xamânicas.

http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1189789601It001

images

E você acha que os Old Gods existem de fato? Como entidades, do jeito que os seguidores parecem acreditar? Eu acho que os primeiros seguidores, os filhos da floresta, tinha sim um dom xamânico, mas o que eles ouviam e viam também era a memória e a voz da Natureza. Por isso que isso entalharam rostos nas árvores, pois os greenseers entre os filhos da floresta achavam que as memórias da Natureza eram vozes de deuses. Avançando mais pro futuro do culto, parece que é possível olhar através das árvores-coração não apenas no presente, mas em todas as direções do tempo. Não lembro bem, mas acho que Bran consegue ver seu pai no passado e sua voz atravessa o tempo, embora seu pai não entenda o que ouviu. Esse tipo de situação só deve ter reforçado a crença de que realmente existiam entidades divinas e que elas se comunicação através dessas árvores.
 
Fico mais confortável com a ideia de que o incidente com o Bran, na qual há a esta "viagem no tempo nas duas direções" seja uma característica inerente daquelas árvores e que sua leitura é feita por aqueles com um tipo específico de sangue/dna, no caso os descendentes dos filhos da floresta. Não creio que a obra evidenciará de maneira conclusiva a existência de entidades divinas. O autor demonstra a existência da magia, mas de maneira subjetiva, que para mim é como algo pertencente a natureza e não algo provindo de deuses.
 
Fico mais confortável com a ideia de que o incidente com o Bran, na qual há a esta "viagem no tempo nas duas direções" seja uma característica inerente daquelas árvores e que sua leitura é feita por aqueles com um tipo específico de sangue/dna, no caso os descendentes dos filhos da floresta. Não creio que a obra evidenciará de maneira conclusiva a existência de entidades divinas. O autor demonstra a existência da magia, mas de maneira subjetiva, que para mim é como algo pertencente a natureza e não algo provindo de deuses.

Eu sou da opinião de que a obra TEM QUE evidenciar alguma coisa. Eu sei que o @leoff (tá sumido) não concorda comigo, mas há muitas pontas que no meu entendimento precisam de alguma explicação divina. Os dois pontos mais básicos são:

1) Quem são os White Walkers?
2) De onde vem o poder de Melisandre?

E as duas perguntas estão intimamente ligadas. Os White Walkers sumiram por muitos anos, assim como toda a magia de fogo (ninguém conseguia fazer fogo-vivo, por exemplo). De repente, os dragões, que estavam supostamente extintos, renascem. Os alquimistas conseguem fazer caminhões de fogo-vivo que decidem a Batalha da Água Negra. Piromantes exibem malabarismos incríveis com o fogo. Melisandre consegue ler (mesmo que parcialmente) o futuro, matar reis a distância e criar sombras assassinas. Thoros de Myr consegue reviver Beric várias vezes. E on top of that, os White Walkers reaparecem. A cereja do sundae é que a série nos revelou que existe algum tipo de líder dos White Walker que consegue transformar humanos em White Walkers.

Se nada disso for explicado, mesmo que minimamente, eu vou achar bem frustrante. É como rejeitar a mitologia de toda a história.
 
Eu sou da opinião de que a obra TEM QUE evidenciar alguma coisa. Eu sei que o @leoff (tá sumido) não concorda comigo, mas há muitas pontas que no meu entendimento precisam de alguma explicação divina. Os dois pontos mais básicos são:

1) Quem são os White Walkers?
2) De onde vem o poder de Melisandre?

E as duas perguntas estão intimamente ligadas. Os White Walkers sumiram por muitos anos, assim como toda a magia de fogo (ninguém conseguia fazer fogo-vivo, por exemplo). De repente, os dragões, que estavam supostamente extintos, renascem. Os alquimistas conseguem fazer caminhões de fogo-vivo que decidem a Batalha da Água Negra. Piromantes exibem malabarismos incríveis com o fogo. Melisandre consegue ler (mesmo que parcialmente) o futuro, matar reis a distância e criar sombras assassinas. Thoros de Myr consegue reviver Beric várias vezes. E on top of that, os White Walkers reaparecem. A cereja do sundae é que a série nos revelou que existe algum tipo de líder dos White Walker que consegue transformar humanos em White Walkers.

Se nada disso for explicado, mesmo que minimamente, eu vou achar bem frustrante. É como rejeitar a mitologia de toda a história.
Eu acabei por pensar só no cenário dos poderes do Bran e deixei de lado estes fatos que realmente tornam a presença de divindades essenciais.

O autor usa muitos elementos da história da humanidade em sua mitologia e talvez ele leve a incerteza da existência das divindades também.

Está estabelecido que a magia realmente existe lá, o fato de não explicarem porque e de onde ela vem lhe é negativo? A mim incomoda apenas quando não é bem estabelecido.
 
Eu acabei por pensar só no cenário dos poderes do Bran e deixei de lado estes fatos que realmente tornam a presença de divindades essenciais.

O autor usa muitos elementos da história da humanidade em sua mitologia e talvez ele leve a incerteza da existência das divindades também.

Está estabelecido que a magia realmente existe lá, o fato de não explicarem porque e de onde ela vem lhe é negativo? A mim incomoda apenas quando não é bem estabelecido.

O que me incomoda é o seguinte. Foi estabelecido que existe a magia, mas também que ela desapareceu por aalguns anos. O mínimo do mínimo do mínimo é explicar pq isso aconteceu. Talvez com o tempo fique claro que apesar das várias religiões, apenas existam um deus do fogo e um deus do gelo. E tudo bem, não precisa explicar de onde eles vieram. Só que acho necessário alguma explicação sobre esse hiato da magia.
 
E você acha que os Old Gods existem de fato? Como entidades, do jeito que os seguidores parecem acreditar? Eu acho que os primeiros seguidores, os filhos da floresta, tinha sim um dom xamânico, mas o que eles ouviam e viam também era a memória e a voz da Natureza. Por isso que isso entalharam rostos nas árvores, pois os greenseers entre os filhos da floresta achavam que as memórias da Natureza eram vozes de deuses. Avançando mais pro futuro do culto, parece que é possível olhar através das árvores-coração não apenas no presente, mas em todas as direções do tempo. Não lembro bem, mas acho que Bran consegue ver seu pai no passado e sua voz atravessa o tempo, embora seu pai não entenda o que ouviu. Esse tipo de situação só deve ter reforçado a crença de que realmente existiam entidades divinas e que elas se comunicação através dessas árvores.

Mas não há contradição alguma na existência do poder da Natureza e dos deuses antigos. A mim parece que os deuses antigos são baseados em algum tipo de paganismo germânico, com leves reminiscências nórdicas, mas muito mais céltico ou eslavo (a predominância do Norte nas narrativas dos Primeiros Homens parece reforçar o contexto eslavo). Isso traz muitas consequências interessantes, visto que, como sabemos, o xamanismo é um fenômeno universal na história das religiões (embora predominante em religiões com uma certa estrutura específica, tribal, com enfoque na mágia, ligada a comunidades semi-nômades ou recém-sedentarizadas), mas a área principal e mais emblemática de uma cultura propriamente xamânica seja a siberiana. Falo aqui do Centro da Ásia, dos quirguizes, yakutks, esquimós, diversos povos fino-úgricos, turco-mongois, turânicos de maneira geral. Eu vejo mais a cultura dos Primeiros Homens como a de um povo eurasiano, ou seja, que combina algo das estruturas bélicas e expansionistas dos ândalos com um nomadismo místico que é mais perfeitamente expresso no xamanismo em todas as suas confluências espirituais e sociais.

O segundo ponto é a história da Rus, e não apenas da Rus, mas dos mongols, dos eslavos de forma geral, de diversos povos asiáticos com uma cultura expansionista e suas crenças em uma realeza sagrada em uma estrutura nomádica de poder militar e imperial. Os Primeiros Homens parece que tentaram realizar algo assim mas descobriram algo ainda maior com os filhos da floresta, talvez esse encontro tenha sido o marco de uma nova civilização que perduraria por milênios, diretamente relacionado à proteção quase iniciática de um segredo, de um Mal que se encerra no Norte longínquo, quase metafísico, mais ou menos como criam os impérios nômades, o da transcendência pela expansão militar interminável por estepes geladas intermináveis...

Mas eu estou viajando...

O principal seria entender como se relaciona com aquela estrutura social e política o relacionamento dessa primeira civilização westerosi com suas divindades. Além de espíritos da natureza, personificações de poderes naturais, em estreita relação com a arboridade e montanhosidade e todo seu simbolismo ligado à sabedoria perene, à transcendência pela terra, a vida que nasce, se desenvolve frutuosamente, morre e renasce eternamente no Ventre Eterno de uma Matriz de Vida Primordial, a matéria informe do Demiurgo.

Totalmente oposta a essa visão seria a ideologia política da Fé dos Sete, absolutamente solar na sua imperialidade aristocrática e estratificação por castas, com uma noção formal, ideal, de puro espírito na transcendência, transcendência pela guerra de reinos poderosos uns contra os outros, mas mantendo certa união ecumênica pela Fé Comum, como ocorria na cristandade medieval.

A podridão moral e política que reina em Westeros, principalmente no Sul, onde predomina o elemento ândalo e um amolecimento burguês das virtudes guerreiras, a troca da renúncia ascético-guerreira pelo conforto material de elites opulentas, é algo que sempre vi como a decadência de um Império ariano, como os dias finais de Roma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo