• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Thomas Harris

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Thomas Harris

Blog+Harris

Introdução

Jackson_TN_welcomes_you.JPG

Nascido na cidade de Jackson, Estado de Tennessee em 11 de Abril de 1940, mas criado na cidade de Rich, no Mississipi, ele se mudou para lá com os pais quando criança. É um escritor e roteirista norte-americano, mais conhecido pela série de romances de suspense sobre seu mais famoso personagem, Hannibal Lecter.

Todos os seus livros foram adaptados para o cinema, sendo a mais famosa adaptação o filme O Silêncio dos Inocentes, vencedor de 5 Oscar™ em 1991.

Os livros que escreveu sobre Hannibal Lecter também são muito apreciados e os filmes baseados em seus livros são considerados clássicos por quem gosta das histórias sobre o Dr. Hannibal Lecter. Estes filmes são bastante conhecidos pelo seu suspense e inteligência.

Primeiros anos

Ele foi uma criança introvertida e isolada que adorava passar seu tempo livre mergulhado nos livros no Ensino Fundamental, mas “desabrochou” no Ensino Médio. Ele entrou na Baylor University em Waco, Texas, onde se matriculou no curso de Inglês e se formou em 1964. E como é tradição lá nos EUA fez uma viagem pela Europa.

40131.jpg

Baylor University​

Enquanto estava na faculdade trabalhou como repórter para o jornal local Waco Tribune-Herald, cobrindo as batidas policiais. Em 1968, ele se mudou para Nova York para trabalhar na Associated Press até 1974 onde ele começou a trabalhar no Black Sunday. Teve portanto a oportunidade de tomar contato com o submundo do crime e com mentalidades patológicas. Deu também início a uma série de contribuições para revistas literárias, sob a forma de contos de caráter macabro.

Literatura

Enriquecido com esta experiência, e contando inicialmente com a colaboração de dois colegas, terminou e publicou o seu primeiro romance em 1975, com o título Black Sunday. A obra contava a história de um grupo de terroristas islâmicos que planejam um atentado, utilizando um dirigível publicitário para largar uma bomba sobre a plateia do Super Bowl. Constituiu um sucesso e foi adaptada para o cinema, com o mesmo título, no ano de 1977.

Preocupado com a fiabilidade dos pormenores na edificação da sua ficção, Thomas Harris passou os seis anos seguintes mergulhado em tarefas de investigação, findos os quais publicou o seu segundo romance, Red Dragon (1981), e cujo enredo girava em torno de um agente do FBI que procura um assassino em série. Nesta obra apresentou ao público a personagem que se tornou célebre, um psiquiatra de nome Hannibal Lecter, que passa a matar seres humanos com requintes de crueldade.

A personagem reapareceu no romance mais importante de Harris, The Silence Of The Lambs (O Silêncio dos Inocentes, 1988). Constituindo um sucesso de vendas em nível internacional, a obra relata a investigação de uma agente federal, Clarice Starling, que tenta seguir o encalço de um assassino alcunhado de Buffalo Bill, cuja mente hedionda faz com que mate moças e retire suas peles, a fim de costurar um casaco feito com suas peles. O livro foi adaptado para o cinema em 1991, com mesmo título, pela mão do diretor Jonathan Demme. O filme tornou-se bastante popular, tendo recebido cinco Oscar™ da Academia de Cinema norte-americana.

Em 1999 apareceu uma continuação deste trabalho, Hannibal, romance que também foi transformado em filme em 2001, mas que não teve bons resultados de crítica e de público como ocorrido com a obra precedente.

Vida pessoal

Pouco se conhece sobre sua vida pessoal já que ele evita publicidade e não concede entrevistas desde 1976. Na Baylor University ele conheceu e se casou com uma colega chamada Harriet. Eles tiveram uma filha, Anne, antes de se separarem nos anos 1960. O colega romancista Stephen King ressaltou que se escrever pode ser tedioso para outros autores para Harris é como “escrever no chão sob a agonia da frustração”, pois, para Harris “o simples ato de escrever é um tipo de tormento”. Harris se manteve próximo à sua mãe, Polly, e toda noite, não importava onde estivesse, ligava para ela, para discutir trechos particulares de seu trabalho com ela. Ela morreu em 31 de dezembro de 2011.

Atualmente ele vive no sul da Florida e tem uma casa de verão em Sag Harbor, Nova York, com sua parceira de longa data Pace Barnes, uma mulher que, Segundo o USA Today, "costumava trabalhar em publicidade e é tão extrovertida quanto ele é quieto." O amigo e agente literário de Harris Morton Janklow disse sobre ele: "Ele é um dos mocinhos. Ele é grande, barbudo e incrivelmente jovial. Se você o conhecer, pensará que ele é um diretor de coro de igreja. Ele adora cozinhar – ele tem feito aulas no Le Cordon Bleu — e é muito divertido sentar na cozinha enquanto ele prepara a comida e poder vê-lo tão feliz quanto ele alega estar. Ele tem esses velhos modos, uma cortesia que você associa ao Sul [dos EUA]."

Ouçam-no ler o 6º capítulo do livro Hannibal Rising (em inglês)

Obras

Domingo Negro – 1975 (lançado no Brasil pelo Círculo do Livro em 1977, fora de catálogo)

Do gênio de Thomas Harris, o autor bestseller #1 do New York Times que apresentou ao mundo Hannibal Lecter, vem essa aterradora e profética estreia de um americano que planeja um ato de terrorismo no Super Bowl— enquanto o mundo todo assiste. Mas em uma plateia de 80.000 pessoas como poderão encontrá-lo e detê-lo?

O tempo está correndo...

Dragão Vermelho – 1981 (lançado no Brasil em 1983 e em 2003 – Record)

Will Graham repousa numa casa vazia e silenciosa, compartilhada com um assassino. Um instrutor do FBI com um talento para caçar loucos, Graham sabe como seu assassino se parece, como pensa e o que ele fez para as vítimas depois de as matar. Agora Graham deve tentar capturá-lo. Mas para fazer isso ele deve sentir o calor do cérebro do assassino, seguir num macabro aconselhamento com um perigoso paciente mental, Dr. Hannibal Lecter, e seguir uma trilha de pistas microscópicas ao lugar onde outra família já foi escolhida para morrer — e onde uma mulher inocente encontrou primeiramente o Dragão.

O Silêncio dos Inocentes – 1988 (lançado no Brasil em 2000 – Record)

Como parte da busca por um assassino em série alcunhado de "Buffalo Bill," à estagiaria do FBI Clarice Starling é dada uma tarefa. Ela deve visitar um homem confinado a uma prisão de segurança máxima para criminosos insanos e entrevistá-lo.

Esse homem, Dr. Hannibal Lecter, é um ex-psiquiatra com gostos incomuns e uma intensa curiosidade pelos cantos obscuros da mente humana.

Hannibal – 1999 (lançado no Brasil em 2003 – Record)

Vocês se lembram de Hannibal Lecter: cavalheiro, gênio, canibal. Sete anos se passaram desde que Dr. Lecter fugiu da prisão. E por sete anos ele tem estado ao largo, livre para sentir os aromas, as fragrâncias de um mundo desprotegido.

Mas invasores adentraram o mundo do Dr. Lecter, através de sua nova identidade, sentindo o mal que o circunda. Para o multimilionário que Hannibal mutilou, para um corrupto policial italiano e para a agente do FBI Clarice Starling, que uma vez esteve perante Lecter e que desde então nunca mais foi a mesma pessoa, a caçada por Hannibal Lecter tem início. Todos eles, de formas separadas e próprias, querem encontrar o Dr. Lecter. E todos os três irão conseguir o que procuram. Mas apenas um deles irá sobreviver o bastante para obter sua recompensa...

Hannibal, A Origem do Mal – 2006 (lançado no Brasil em 2007 – Record)

Hannibal Lecter emerge de um pesadelo no Front oriental, um garoto na neve, mudo, com uma corrente em torno do pescoço.

Ele parece absolutamente solitário, mas ele traz seus demônios com ele.

O tio de Hannibal, um famoso pintor, o descobre num orfanato soviético e o leva para a França, onde Hannibal irá morar com seu tio e com a bela e exótica esposa de seu tio Lady Murasaki.

Lady Murasaki ajuda na cura de Hannibal. Com sua ajuda ele floresce, se tornando o mais jovem a adentrar na Faculdade de Medicina na França.

Mas os demônios de Hannibal o visitam e o atormentam. Quando ele for velho o bastante ele os visitará de volta.

Ele descobre que possui talentos que estão além da academia, e sob essa epifania, Hannibal Lecter se torna um prodígio de morte.

Filmes baseados em sua obra

Black Sunday
Data de estreia: 1977
Dirigido por John Frankenheimer
Com Robert Shaw e Bruce Dern

Caçador de Assassinos
Data de estreia: 1986
Dirigido por Michael Mann
Com William L. Peterson, Kim Greist, Joan Allen, Brian Cox e Dennis Farina

O Silêncio dos Inocentes
Data de estreia: 1991
Dirigido por Jonathan Demme
Com Anthony Hopkins, Jodie Foster, Ted Levine e Scott Glenn

Hannibal
Data de estreia: 2001
Dirigido por Ridley Scott
Com Anthony Hopkins, Julianne Moore, Giancarlo Giannini, Gary Oldman e Ray Liotta

Dragão Vermelho
Data de estreia: 2002
Dirigido por Brett Ratner
Com Anthony Hopkins, Edward Norton, Ralph Fiennes, Harvey Keitel e Emily Watson

Hannibal - A Origem do Mal
Data de estreia: 2007
Dirigido por Peter Webber
Com Gaspard Ulliel e Li Gong

Série de TV

Hannibal (2013 - ) [NBC]

Um dos personagens mais fascinantes da literatura e do cinema chega à televisão pela primeira vez: o psiquiatra e assassino em série Dr. Hannibal Lecter. Aqui podemos descobrimos o começo desta história incrível.

Will Graham é um talentoso fornecedor de perfis criminosos que está em busca de um serial killer, com a ajuda do FBI. A forma única de Graham pensar dá a ele a habilidade de ter empatia com qualquer um – até mesmo psicopatas. Ele parece saber o que os afeta.

Entretanto, a mente do homem procurado é muito complicada, até mesmo para Graham, portanto, ele busca pela ajuda do Dr. Lecter – um dos maiores psiquiatras do país. Armado com o conhecimento do brilhante doutor, Will e Hannibal (conhecido como um serial killer apenas pela audiência) formam uma parceria brilhante, na qual nenhum vilão escapa. Mas Will não sabe de nada...

Elenco: Hugh Dancy (Will Graham), Mads Mikkelsen (Dr. Hannibal Lecter), Caroline Dhavernas (Dra. Alana Bloom), Laurence Fishburne (Jack Crawford)

Fontes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Harris
http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Harris
http://www.randomhouse.com/features/thomasharris/
http://www.minhaserie.com.br/serie/652-hannibal
______________________________________________________________

Eu só não li o livro Domingo Negro. Adorei todos os que tratam do Hannibal, o quarto não é tão bom quanto os 3 primeiros, mas ainda assim é bom. Adoro o personagem Hannibal. Sua inteligência, suas maneiras, sua polidez, sua educação. Até me identifico um pouco. Até recentemente eu sonhei que agia como ele. De todos os filmes e livros sobre Hannibal “O Silêncio dos Inocentes” é imbatível. A forma como o personagem foi construído, seus jogos mentais são fascinantes. Não tenho muito o que falar. É um dos melhores personagens da literatura. Dos vilões é com certeza um dos melhores.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo