• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e Lewis

kytarkiton-eru

Usuário
Do mesmo modo que o SdA influênciou a mitologia de nosso tempo também tivemos grande influência (pelo menos eu conheço Lewis antes de Tolkien) dos sete livros de Lewis sobre Nárnia.

Li em Algum lugar que Tolkien e Lewis terminaram em inimizade, já que Tolkien disse para Lewis que suas obras eram imaturas e contraditorias...isso é verdade?

Outra coisa: Não podemos substimar Lewis, ele tinha seu estilo de escrever e como ele mesmo disse: As crônicas de nárnia foram feitas para crianças e não para adultos.
Tolkien escreveu seus livros para criar um novo mito...um livro épico, porém Lewis os escreveu para crianças.

Seria horrivel se uma amizade tão proveitosa dos dois tenham terminado. Se não fosse isso, provavelmente, não existiria nem o SdA as C.N, Já que li no em umas das cartas de Tolkien que ele se inspirou em Lewis para fazer Samwise Gangi e a amizade entre ele e Frodo seria igual a de Frodo e Sam.
 
Como voçe dize os estilos de escrita sao diferentes...
Sao os dois bons, mas ambos em estruturs diferentes...
As cronicas de narnia sao bacanas mas sao muito do tipo infantil enquanto os SDA destinasse a um povo mais maduro e que ja tenha um certo dessenvolvimento cerebral, pois nao e uma obra facil de perceber, na qual se quiser perceber tera de ler 3 ou 4 vezes ne??
*yams*
 
Não foi por diferenças literárias que a amizade dos dois esfriou, e sim mais por algumas diferenças religiosas e. principalmente, por algumas atitudes que Lewis tomou, que não agradaram Tolkien nem um pouco, como o fato de Lewis ter se casado com uma divorciada (Lewis era protestante, e o divórcio é permitido nessa religião, enquanto que Tolkien era um católico fervoroso convicto de que um casamento era para sempre, etc.) e Tolkien, além de não ter sido convidado para o casamento (se bem que não sei se ele realmente iria), só ficou sabendo do mesmo tempos depois.

Quanto às obras, há influência de Tolkien sobre Lewis, não o contrário. Isso pode ser visto em vários trechos das Cartas onde Tolkien mostra o que Lewis "copiou" do seu legendário para seus livros, em particular para a sua trilogia espacial.

A principal influência de Lewis sobre Tolkien foi de caráter mais pessoal mesmo, de incentivo para terminar o SdA. O próprio Tolkien admitiu que, se não fosse pelo apoio do amigo em levar a coisa adiante, mudar isso ou aquilo que talvez não estivesse soando muito bem, etc., ele jamais teria terminado o livro.
 
Última edição:
Não foi por diferenças literárias que a amizade dos dois esfriou, e sim mais por algumas diferenças religiosas e. principalmente, por algumas atitudes que Lewis tomou, que não agradaram Tolkien nem um pouco, como o fato de Lewis ter se casado com uma divorciada (Lewis era protestante, e o divórcio é permitido nessa religião, enquanto que Tolkien era um católico fervoroso convicto de que um casamento era para sempre, etc.) e Tolkien, além de não ter sido convidado para o casamento (se bem que não sei se ele realmente iria), só ficou sabendo do mesmo tempos depois.

Quanto às obras, há influência de Tolkien sobre Lewis, não o contrário. Isso pode ser visto em vários trechos das Cartas onde Tolkien mostra o que Lewis "copiou" do seu legendário para seus livros, em particular para a sua trilogia espacial.

A principal influência de Lewis sobre Tolkien foi de caráter mais pessoal mesmo, de incentivo para terminar o SdA. O próprio Tolkien admitiu que, se não fosse pelo apoio do amigo em levar a coisa adiante, mudar isso ou aquilo que talvez não estivesse soando muito bem, etc., ele jamais teria terminado o livro.

Nossa mas que pena.
A amizade deles apenas esfriou ou acabara de vez?
Como eu li que Tolkien se inspirou na amiade dele com Lewis para escrever Frodo e Sam e não seria possível ser como é no SdA?: Frodo discute com Sam mas depois este volta e eles retomam a amizade deles.

E tenho certeza que Lewis não copiaria Tolkien (do mesmo modo que Tolkien não copiou o Kalevala ou o Beowulf) ele deve ter se baseado na fantástica historia do SdA (que é incrivel mesmo) e escreveu sua trilogia.
 
tambem nao creio que lewis tenha copiado tolkien sendo que os dois eram amigos ...e que participavam de um mesmo grupo de escritores...e iria ficar bem obvio a copia.E o proprio tolkien fala das influencias de lewis que teve.

eles eram bom amigos que infelismente terminaram em alguns desentendimentos (sim eles foram religiosos) mas nao creio que o casamento de lewis seja o pior deles.
dois grandes escritores com grandes sagas bem escritas com certeza.
 
Mas o desentendimento será que foi sério? eles não voltaram a ter amizade?

O que os outros membros dos "Ikling" acharam do assunto?
 
sabe nao sei muito bem a opiniao dos membros do grupo mas deve ter sido uma situacao bem chata, e sempre ruim quando amigos se desentendem...

mais talvez os motivos do desentendimento digam somente respeito a eles, quem vai saber se nos apenas apreciadores das obras vamos entender o ponto de vista dos dois
e o porque da discussao sem defender somente um dos lados
 
sabe nao sei muito bem a opiniao dos membros do grupo mas deve ter sido uma situacao bem chata, e sempre ruim quando amigos se desentendem...

mais talvez os motivos do desentendimento digam somente respeito a eles, quem vai saber se nos apenas apreciadores das obras vamos entender o ponto de vista dos dois
e o porque da discussao sem defender somente um dos lados

É ruim mesmo.
Jamais sonharia que Tolkien e Lewis tivessem se desentendido.
Tolkien e Lewis tinham um personalidade muito integra e correta (a única diferença é a religião...se bem que as duas tem a mesmo ideia).
Se bem que chego a imaginar que os dois terminara o desentendimento um outra hora...talvez depois que a Lúthien do Tolkien morreu...não conheço a historia...se alguém souber pode escrever aqui?
 
O Lewis morreu em 1963, enquanto que a Edith, esposa do Tolkien, morreu em 1971. Logo, isso não tem absolutamente nada a ver com qualquer desentendimento entre eles, e tampouco teria se o Lewis tivesse morrido depois dela. Simplesmente não faz sentido algum, já que ela nunca foi motivo de qualquer briga entre os dois.
 
Falando na amizade deles, alguém sabe se o livro lançado sobre eles tem chance de ser ao menos razoável? Não tenho muitas esperanças nele não... =p
 
Pelo que eu entendi disso, por mais que o Lewis tenha feito algo sacana (não convidar o amigo pro casamento, não contar pra ele) o Tolkien foi aparentemente o intolerante da história. Sinceramente, brigar com alguém por diferenças religiosas (e não era nem entre os dois diretamente, e sim a mulher do Lewis, pelo menos de forma prática) é muito infantil. Espero que a briga tenha sido por ter se sentido traído por não ter sido avisado/convidado ao casamento, e não por isso.
 
A amizade deles nunca acabou de fato. Jamais houve discussão alguma, pelo que pude ler nas biografias. Eles se afastaram, como nós nos afastamos uns dos outros por diversos motivos. Acho que Tolkien era meio radical e foi quem proporcionou isso, mas tenho certeza de que ele era fiel e compreensivo. Acho que no fim, ele perdoou Lewis e hoje os dois nos olham juntos ao lado do Eterno. Pena que hoje em dia haja tanta falsidade e tão pouca amizade no mundo.

Eu saúdo à amizade destes grandes mestres....


AH!!! Kain.... Não é tão incompreensível a atitude de Tolkien. Afinal, eram os anos 50/60 e o mundo era bem diferente... Abraços carinhosos.
 
eu ouvi falar q Tolkien não gostava do jeito que Lewis tratava a religião...ele era muito fanático e exagerava, tanto q As Crônicas de Nárnia é uma cópia da Bíblia, pelo menos O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa...eu só assisti o filme...e logo no começo já foi previsível pra mim o q iria acontecer, tudo bem q o livro eh voltado pra crianças, mas a história eh muito óbvia, pra mim, mostra ateh um pouco de falta de criatividade, axo q era isso q o Tolkien não gostava no Lewis e o q acabou mexendo com a amizade deles.
 
Eu acho que uma amizade entre os dois maiores escritores do século 20 não pode acabar nunca. Por qualquer motivo. Casamento, religião, etc. Como eram duas pessoas muito religiosas (memo sendo um protestante e o outro católico) sabem que existe o perdão, e que este, é uma grande dádiva do cristianismo. espero (com o coração) que eles tenham superado isso e voltado a ser grandes amigos.
 
Vocês idealizam demais os dois, e como se ambos serem dois grandes escritores fosse realmente motivo para a amizade não acabar.

Ambos eram cheios de defeitos, não viviam nos contos de fadas que escreviam. Eles erravam como pessoas também, e o fato da religião tal pregar isso ou aquilo não significa que ambos eram os exemplos máximos de tais ensinamentos.

Tolkien ficou ressentido, sim, com o Lewis, primeiro por este ter ido para o protestantismo ao invés do catolicismo, e depois pela questão do casamento do Lewis com uma divorciada e o não-comunicado do mesmo para o Tolkien até bem depois.

Vocês podem não gostar, mas têm que aceitar: a amizade dos dois esfriou com os anos, sim, é fato, relatado nas cartas de ambos, e à época da morte do Lewis eles já não se falavam há um bom tempo.
 
Última edição:
Pelo que eu entendi disso, por mais que o Lewis tenha feito algo sacana (não convidar o amigo pro casamento, não contar pra ele) o Tolkien foi aparentemente o intolerante da história. Sinceramente, brigar com alguém por diferenças religiosas (e não era nem entre os dois diretamente, e sim a mulher do Lewis, pelo menos de forma prática) é muito infantil. Espero que a briga tenha sido por ter se sentido traído por não ter sido avisado/convidado ao casamento, e não por isso.

Lewis não convidou Tolkien pq sabia que Tolkien recusaria e iria critica-lo.

A amizade deles nunca acabou de fato. Jamais houve discussão alguma, pelo que pude ler nas biografias. Eles se afastaram, como nós nos afastamos uns dos outros por diversos motivos. Acho que Tolkien era meio radical e foi quem proporcionou isso, mas tenho certeza de que ele era fiel e compreensivo. Acho que no fim, ele perdoou Lewis e hoje os dois nos olham juntos ao lado do Eterno. Pena que hoje em dia haja tanta falsidade e tão pouca amizade no mundo.

Eu saúdo à amizade destes grandes mestres....


AH!!! Kain.... Não é tão incompreensível a atitude de Tolkien. Afinal, eram os anos 50/60 e o mundo era bem diferente... Abraços carinhosos.

Tomara.
Como disse lá atrás, seria um sacrilegio estes dois gênios jamais deveriam ter tido inimizade.

Vocês idealizam demais os dois, e como se ambos serem dois grandes escritores fosse realmente motivo para a amizade não acabar.

Ambos eram cheios de defeitos, não viviam nos contos de fadas que escreviam. Eles erravam como pessoas também, e o fato da religião tal pregar isso ou aquilo não significa que ambos eram os exemplos máximos de tais ensinamentos.

Tolkien ficou ressentido, sim, com o Lewis, primeiro por este ter ido para o protestantismo ao invés do catolicismo, e depois pela questão do casamento do Lewis com uma divorciada e o não-comunicado do mesmo para o Tolkien até bem depois.

Vocês podem não gostar, mas têm que aceitar: a amizade dos dois esfriou com os anos, sim, é fato, relatado nas cartas de ambos, e à época da morte do Lewis eles já não se falavam há um bom tempo.

Mas quem não admira Tolkien e Lewis? é inaceitavel pençar que os dois se separaram.
Talvez, no fundo, a amizade deles ainda perdurava.
 
E por admirar os dois isso os torna automaticamente perfeitos? :roll:

Só sendo muito ingênuo para achar "inaceitável pensar" que os dois se separaram. Como eu disse, eles não viviam nos contos de fadas que escreviam, tampouco estavam imunes às falhas inerentes a qualquer ser humano, seja ele um grande escritor ou não.

Pessoas erram, pessoas guardam ressentimento, e o fato de as admirarmos ou não simplesmente não as tornam imunes a esse tipo de falha. A imagem que vocês criam dos autores baseados em suas obras é no mínimo ilógica. Precisam aprender a separar ficção da realidade.
 
Última edição:
E por admirar os dois isso os torna automaticamente perfeitos? :roll:

Só sendo muito ingênuo para achar "inaceitável pensar" que os dois se separaram. Como eu disse, eles não viviam nos contos de fadas que escreviam, tampouco estavam imunes às falhas inerentes a qualquer ser humano, seja ele um grande escritor ou não.

:yep: onde é que eu assino embaixo?

Não tem como pensar que alguém seja perfeito, por mais maravilhosa que a sua obra seja. Mesmo as obras dos dois têm defeitos, e se estou aqui é por algum motivo forte, não? Eu realmente adoro a obra do Tolkien e até chego a admirá-lo, pelo que pude saber dele até agora. Mas isso em absoluto não quer dizer que eu não ache defeito nenhum nele e na sua obra. Aliás, acho que conhecer as limitações do que admiramos só nos qualifica mais como admiradores - demonstra que não nos cegamos e que não buscamos deuses, e sim autores bons.
 
E por admirar os dois isso os torna automaticamente perfeitos? :roll:

Só sendo muito ingênuo para achar "inaceitável pensar" que os dois se separaram. Como eu disse, eles não viviam nos contos de fadas que escreviam, tampouco estavam imunes às falhas inerentes a qualquer ser humano, seja ele um grande escritor ou não.

Pessoas erram, pessoas guardam ressentimento, e o fato de as admirarmos ou não simplesmente não as tornam imunes a esse tipo de falha. A imagem que vocês criam dos autores baseados em suas obras é no mínimo ilógica. Precisam aprender a separar ficção da realidade.

Eu falei pençar mas pençar sem saber...deixe-me explicar melhor.
Antes de saber sobre as discussões e tudo mais deve ser impossivel pençar que os dois brigariam... mas agora que já se sabe, fazer o que.
 
Na verdade tanto Tolkien quanto Lewis eram pessoas bem dificeis de se relacionar. As relações de ambos sempre foram conturbadas, seja com amigos, família, colegas de trabalho e até fãs.

Lewis tinha uma vida social mais agitada, ao passo que Tolkien, raramente deixava alguém entrar em seu círculo de amizade.

Ah e o livro sobre a amizade dos dois é bem ruinzinho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo