• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e Lewis

A maioria do povo acha que eles foramsuper amigos, mas teve uma época que um não aceitava a obra do outro ai ficaram um tempo brigados, depois de anos voltaram a se falar e contribuiram um para o outro nas obras.
A coisa mais parecida na obras deles é a criação de um mundo pela canção.
Tolkien: Eru
Lewis: Aslan
 
Tolkien nunca aceitou as Crônicas de Nárnia de Lewis.

Mais sem Tolkien, Lewis não tinha escrito a sua obra, e o mesmo para Tolkien com o SdA.
A amizade de ambos ajudou muito as obras que estes fizeram.

Porém eles ficaram um tempo sem se falar por causa dos acontecimentos daquele tempo, mais isto eles tinha mais de 35 anos.

E ao se conhecerem na faculdade com uns 20 anos passaram uma boa parte da vida amigos, junto com os inklings, quer dizer sempre foram amigos.

Eles mandavam cartas um para o outro só que naquela época era ruim por causa da pressão da 2ª guerra mundial.

Enfim, Tolkien estava com sua Lúthien e Lewis acabara de conhecer uma escritora de nova york que amou desde então.
 
ah, eu não curti as crônicas, não, mesmo que tenham sido feitas para crianças.
eu acho que é muita coincidência com sda, mais até do que harry potter (que aliás, eu não vejo nada de sda alí... magos são magos desde sempre, dragões idem, dentre outros exemplos... lembrem-se que são figuras de lendas da europa, antes mesmo da criação da TM ou de HP).. enfim...
nada contra lewis, mas.. tolkien é e sempre será tolkien...
 
Sim, mais Sindar Princess Tolkien e Lewis eram amigos e embora há partes parecidas em ambas as histórias.

Um dependeu do outro para ir com elas até o fim.
 
Ah, qta coisa, por Deus!!! Digamos assim, eu não sabia de muito q é dito aqui, e nem por isso me considero ignorante de alguma forma. Uma coisa eu sei: de Nárnia eu entendo, acho q até bem mais que a mitologia de Tolkien.
Primeiramente, sei que os dois eram amigos, e na auto-biografia de Lewis ele falara de Tolkien como alguém muito querido. Lewis era cristão portestante, o que eu tbm sou, e por isso consigo entender a posição dele, pelo menos um pouco. Quanto a casar com alguém divorciado ou se divorciar, eu não faria o que Lewis fez, por ter isso como errado, pelo menos para mim, mas não condenaria o Lewis por isso, como pelo jeito Tolkien fez. Mas, em minha humilde opinião, creio que isso não fez romper a amizade entre eles. Só deu uma abalada. Quem nunca teve uma amizade abalada?? Acho que é compreensível.
Outra coisa, não acho que nem Tolkien nem Lewis copiaram algo um do outro. Inspiraram, talvez. Q mal há nisso??
Enfim, aproveitemos as obras dos dois e usufruemos dos frutos existentes ainda hoje dessa amizade.
 
estes sao os dois autores que eu mais admiro,pois eles foram os escritores que mais me chamaram a atençao pela suas historias .
vemos grande diferenças entre os dois, lewis como todos nos sabemos escreve as cronicas de narnia para crianças justamente com a inspiraçao que tinha desde da infancia .criou um mundo fantastico com batalhas epicas entre o bem e o mal .Assim como tolkien tbm criou o seu mundo fantastico com grandes batalhas ,belos contos o bem contra o mal só que tolkien criou um conto para adultos um conto mais avançado do que lewis ,tolkien nao apoiava as contradiçoes que lewis escreveu por exemplo que ja li os 7 livros de lewis e todos começam com ''era uma vez ''' e sempre no final de cada livro edmundo ,pedro,lúcia e susana saem de narnia e voltam a seu mundo e no outro livro retornam a narnia .lewis usou muito da sua imaginaçao assim criando varias historias com o msm sentido uma da outra. e toikien ,foi mais alem e explorou ,tudo de sua fantasia ele queria é consiguiu criar uma historia que iria alem de todos os contos ...
assim ele relatou a amizade dele com lewis exmplifincando pela amizade de frodo e sam !!!!
 
São os dois autores que eu mais amo... Não gosto de comparar, não tem como comparar.
Lewis despertou meu interesse para a leitura, eu devia ter uns 9 anos... Tolkien chegou depois, e mudou completamente minha forma de pensar e ver o mundo. Sou grata a esses dois pelo que sou hoje.
;)
 
. pelo que ouvi falar, o desentendimento deles se deu porque lewis colocou aspectos da sua religião na obra as crônicas de nárnia, e o tolkien não era a favor disso. o aslam (protagonista da história), se pensarmos bem, assemelha-se a cristo. ele morre e ressuscita. e depois vem para salvar nárnia das garras inimigas. essa é a versão que conheço!
 
Então... pois é.... li todas as crônicas de Nárnia. C.S. Lewis é muito delicado no trato, subjetivo, doce e profundo. A comparação entre os dois escritores existe, além de ser o tema proposto. Nenhum dos dois se ofenderia com isso, acho ficariam olhando pra nossa cara e dando risada! Bem... vai aí um trechinho de "O Sobrinho do Mago", notem a diferença de estilo:
"O Leão andava de um lado para o outro na terra nua, cantando a nova canção. Era mais suave e ritmada do que a canção com a qual convocara as estrelas e o sol; uma canção doce, sussurrante. À medida que caminhava e cantava, o vale ia ficando verde de capim. O capim se espalhava desde onde estava o Leão, como uma força, e subia pelas encostas dos pequenos montes como uma onda. Em poucos minutos deslizava pelas vertentes mais baixas das montanhas distantes, suavizando cada vez mais aquele mundo novo. Podia-se ouvir a brisa encrespando a relva. E surgiam outras coisas além da relva... "
Tolkien afirmou não haver mensagem subliminar em sua obra. A mensagem de Lewis é clara. Amo os dois. Hummm interessante... estão juntos até depois de mortos... hehe
 
Bem observado, sei que eles foram grandes amigos até grande parte de suas vidas, mas as pessoas sempre procuram compará-los, para mim o C.S.Lewis criou um universo muito rico e fantástico, tão quanto Tolkien, mas as obras de Lewis são um tanto mais simples, mais fáceis de serem compreendidas e não deixa tantas pontas para reflexão sobre esse ou aquele personagem, justamente pelo fato de serem feitas para crianças, como já foi dito aqui, isso é ainda mais perceptível nas adaptações para o cinema, o Senhor dos Anéis é um filme completamente mais complexo e mais para adultos, já em contrapartida as Crônicas de Nárnia (1° filme) é bem mais infantil, até mais do que o livro, o que também não quer dizer que Lewis não tenha atingido todas as gerações, porque ele também conseguiu isso, só não da mesma forma que Tolkien.
Obs: O 2° filme da série de Nárnia já buscou atingir mais público, não sendo tão infantilizado.
 
Sinceramente, eu acompanho as escritas tolkenianas e lewianas desde 88, pelo q eu sei eles nunca chegaram a se desenteder, muito pelo contrario, mantiveram uma boa relação desde o principio. Eles se encontravam constantemente em uma cafeteria para discutir os aspectos que vinha tomando em cada livro.
E ambos acreditavam na mesma filosofia religiosa (Digamos assim), pois vc encontra fundamentos do cristianismo nas duas obras......em o SDA temos o Rei q retornará e destronará o inimigo...(alguem já ouviu isso antes?) e em CDN temos o Leão (de judá) q luta contra as forças do mal......( axo q os dois influenciaram um ao outro, e q nunca houve inimizade entre eles).
Tem um livro chamado "Encontrando Deus em O senhor Dos Aneis"........um otimo livro, eu nao sou catolico, evangelico nem protestante.....mas axei uma leitura e uma visao religiosa da obra muitissimo interessante.
 
Bom, posso estar cometendo um equívoco, mas até onde sei a amizade de biografias e de um documentario sobre a vida de lewis que assisti, onde é tratado esse tema, Tolkien para com C.S. Lewis era algo muito além das histórias que escreviam.

Lewis teve uma vida dificil que piorou com a perda da mãe e o envio do mesmo para uma escola do tipo internato. Ele sempre foi um católico fervoroso, mas após a morte da mãe, ele passou a questionar a religião e por fim virar ateu.

Foi na faculdade que Lewis conheceu Tolkien, que insistia no cristianismo e na existencia de Deus, praticamente em todas as vezes que se encontravam. Em um momento Lewis disse ter percebido um "SINAL" o que devolveu a tona sua crença católica. Os dois acabaram por se tornar muito amigos e frequentavam um tipo de "clube do livro/escritor" onde expunham suas histórias.

Lewis era muito mais ouvinte do que escritor inicialmente, e sempre admirou as obras de tolkien, mas de qualquer forma, também questionava alguns de seus personagens ou contos.

Tolkien realmente não gostou da obra de Lewis, mas o segundo sempre disse entender os motivos dele, e de outros, e que suas obras não eram para adultos e isso justificava ainda mais que fossem repelidas.

Logo a amizade entre os dois não foi abalada por isso, tinham apenas, opiniões diferentes.

O afastamento foi causado por outros motivos, maiores, que foram expostos em outros comentários aqui no tópico.

Abraços, :abraco:
Ciryatan
 
Bom, posso estar cometendo um equívoco, mas até onde sei a amizade de biografias e de um documentario sobre a vida de lewis que assisti, onde é tratado esse tema, Tolkien para com C.S. Lewis era algo muito além das histórias que escreviam.

Lewis teve uma vida dificil que piorou com a perda da mãe e o envio do mesmo para uma escola do tipo internato. Ele sempre foi um católico fervoroso, mas após a morte da mãe, ele passou a questionar a religião e por fim virar ateu.

Foi na faculdade que Lewis conheceu Tolkien, que insistia no cristianismo e na existencia de Deus, praticamente em todas as vezes que se encontravam. Em um momento Lewis disse ter percebido um "SINAL" o que devolveu a tona sua crença católica. Os dois acabaram por se tornar muito amigos e frequentavam um tipo de "clube do livro/escritor" onde expunham suas histórias.

Lewis era muito mais ouvinte do que escritor inicialmente, e sempre admirou as obras de tolkien, mas de qualquer forma, também questionava alguns de seus personagens ou contos.

Tolkien realmente não gostou da obra de Lewis, mas o segundo sempre disse entender os motivos dele, e de outros, e que suas obras não eram para adultos e isso justificava ainda mais que fossem repelidas.

Logo a amizade entre os dois não foi abalada por isso, tinham apenas, opiniões diferentes.

O afastamento foi causado por outros motivos, maiores, que foram expostos em outros comentários aqui no tópico.

Abraços, :abraco:
Ciryatan

Tolkien e Lewis trocavam informações e idéias num pub\cafeteria (Agora eu não me lembro em que lugar do Reino Unido era....se era na Irlanda, na Escócia ou na Inglaterra mesmo).
Eles sentavam em uma mesa, tomavam um café e discutiam durante horas sobre o assunto!
Mas Tolkien começou a escrever seus primeiros contos dentro de uma barraca na primeira guerra mundial, ele escreveu trechos de "O Simarillion" no verso de uma propaganda de alistamento militar durante um bombardeio.
Então podemos afirmar que Tolkien começou antes de Lewis.
 
Sim, mais Sindar Princess Tolkien e Lewis eram amigos e embora há partes parecidas em ambas as histórias.

Um dependeu do outro para ir com elas até o fim.

Ambos fizeram parte da mesma sociedade, trocavam idéias, apesar que depois de um tempo um não aceitou a obra do outro. Foi essa amizade que permitiu que continuassem suas obras.
 
Uma amizade sincera no início e depois turbulenta devido a introdução de um novo companheiro no clube, o Charles Williams.

Tolkien não gostava dele e Lewis sim!
 
Apesar de tudo, foi até mesmo triste essa despedida entre os dois.De certa forma, acho que eles fizeram obras muito íntimas, no sentido de recriar uma mitologia, existir artefatos mágicos e coisas que não existem na terra.Portanto, a amizade foi boa!Influenciou os dois.Nem sabia dessa porcaria de briga \o/
 
Tolkien e Lewis sempre tiveram uma bela amizade e não houve rejeição tão grande de Tolkien em relação ao CDN como se ouve falar. Tolkien apenas considerou que a religião no CDN fosse realmente explícita.

A amizade não terminou, apenas houve desentendimentos e creio eu que pessoas tão sóbrias não terminariam uma amizade inexplicavelmente forte devido a esse tipo de problema.


:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo