• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tuor virou elfo??

Eu vi algo desse tipo em um ou dois tópicos no começo eu até acetei as explicações, mas quando um amigo começou a me perguntar pq, como e coisas assim eu não soube dizer...
1º isso tem no Silma? Pq se tiver eu tenho q reler denovo com mais atenção 8O

Mas quem souber de detalhes será q dah p/ me explicar como e pq isso acontece? :o?:
 
Sim, é verdade. Ele parte para Aman com Elwing e passa ser contado como do povo élfico. É dito isso ou no fim de "De Tuor e a Queda de Gondolin" ou em "Da viagem de Eärendil e da Guerra da Ira" logo no começo.
Mas já ouvi discussão se ele se tornou um elfo fisicamente também ou se somente virou imortal. Mas creio que, por mais estranho que possa parecer, ele tenha sim, se tornado um elfo... com orelhas pontudas e tudo mais :mrgreen:
 
Estou sem os livros agora, então vou dar uma explicação bem superficial (depois dou uma resposta mais completa)...
O Silmarillion fala que Tuor e Idril cansam-se da Terra-Média e constrõem um navio para partir para Aman e certo dia eles o fazem.
Nada mais é dito sobre o futuro deles, mas acredita-se que alcançaram Aman e lá passaram a viver. Creio que o livro também fala que ele foi incluído à raça dos Quendi, só não lembro aonde.
 
Acredito que Tuor não se transformou em elfo, apenas compartilhou do destino destes e sua imortalidade...

Um trecho da carta 153:

..."Tuor se casa com Idril a filha de Turgon Rei de Gondolin; é suposto (não declarado) que ele como uma exceção singular receba a limitada 'imortalidade' Élfica: uma exceção de qualquer modo."

..."Imortalidade e Mortalidade sendo os presentes especiais de Deus aos Eruhini (em cuja concepção e criação os Valar não tiveram nenhuma parte em absoluto) deve-se assumir que nenhuma alteração da espécie fundamental deles poderia ser efetuada pelos Valar mesmo em um caso: os casos de Lúthien (e Tuor) e a posição dos seus descendentes foi um ato direto de Deus. A entrada dos Homens na linhagem Élfica é de fato representado como parte de um Plano Divino para o enobrecimento do gênero humano, desde o princípio destinados a substituir os Elfos."
 
Em Quenta Noldorinwa disse:
But Tuor alone of mortal Men was numbered among the elder race, and joined with the Noldoli [Noldor] whom he loved, and in after time dwelt still, or so it hath been said, ever upon his ship voyaging the seas of Fairyland, or resting a while in the harbours of the Gnomes of Tol Eressëa; and his fate is sundered from the fate of Men.

Isso não deixa dúvidas que Tuor tenha tomado o mesmo destino dos elfos e tenha sido contado como um elfo, e vivido junto com os Noldor. Numa das Letters Tolkien diz que Tuor foi uma compensação por Lúthien. De certa forma, creio eu, a graça de Lúthien passou para Tuor.

Agora transformação física é meio difícil de botar fé; ser contado entre os Primogênitos não implica que iriam crescer orelhas pontudas em Tuor.

Mas Tuor foi sim contado entre os elfos.
 
Eu também não gosto muito de pensar no Tuor fisicamente élfico não, Fëa. Não por causa de orelhas e tal, aliás isso é o de menos. Mas se é dito que ele passou a ser contado como um elfo, então talvez ele tenha sim se tornado um, e não só agraciado com a imortalidade. Mas não ponho a mão no fogo por essa idéia minha também não, afinal, eu mesmo não gosto dela, mas me prendo às palavras do Silma, é isso. Pode ser um erro, talvez...
 
para mim alem da imortalidade ele foi incluido entre os elfos, caso contrario ele seria sempre visto com preconceito, então acho q ele criou orelhas e tudo mais.
 
Os elfos em Aman eram suficientemente educados para não se deixarem dominar por algo tão patético quanto o preconceito. Além do mais Tuor era o escolhido de Ulmo; seria louvado, e não rebaixado por isso.

Ainda, o fato de Tuor ter ou não corpo de elfo não anula o fato de que ele não nasceu elfo; ele e os elfos sempre saberiam disso, quer ele fosse fisicamente idêntico aos elfos, quer não.

Sem falar que, naqueles tempos, os Homens e os Elfos eram fisicamente muito parecidos, a não ser por poucos detalhes, como, por exemplo, as orelhas pontudas.
 
Eu tb não acho que Tuor sofreu uma transformação física, tipo perdendo a capacidade de crescer barba, ou o cabelo ficando mais liso e comprido ou as orelhas pontudas... :lol: Isso seria um bruta choque na vida de uma pessoa. Imagina você que viveu toda a sua vida acostumado com a sua aparência e de repente alguém chega e te muda sem a sua permissão.

Ele com certeza se tornou imortal, mas até aí ter virado um elfo já são outros quinhentos.
 
Uma coisa que eu sempre imaginei nos elfos além de toda a "beleza élfica" foi uma "luz" por assim dizer. Imagino os elfos como criaturas "iluminadas", como se uma aura de luz emanasse deles. Não que fossem lamparinas, nada disso, :lol: , mas sei lá, é algo que não sei explicar.... algo realmente élfico. Creio que pelo menos esta "luz" Tuor tenha recebido.
E como o Fëa disse, os homens eram sim muito parecidos com os elfos nos Dias Antigos. Não me lembro de citações acerca da beleza ou da altura de Tuor, mas ele provavelmente era um daqueles caras que tiravam suspiros das garotas, afinal, ninguém menos que Idril Celebrindal ficou caidinho pelo rapazola...
Então, se tiver ocorrido uma transformação física, creio que nada tão drástico tenha acontecido a ele. Mas como eu disse no meu outro post, eu mesmo não ponho a mão no fogo pela idéia da transformação física... tanto que já estou mudando de idéia e achando que Tuor já tinha uma beleza élfica de nascença, e recebeu, além da imortalidade, apenas a "luz élfica" que faltava.
 
Panda, Tuor com certeza era do tipo galãzão sim. Sobre a aparência dele:

"...e Tuor cresceu entre eles; e era belo de rosto, e tinha cabelos dourados à maneira da família de seu pai, e se tornou forte, alto e valente; e, sendo criado pelos elfos, não tinha menos saber e habilidade que os príncipes dos edain, antes que a ruína se abatesse sobre o norte."
"De Tuor e sua chegada a Gondolin"
Os Contos Inacabados - Capítulo I

"Seu irmão Huor era alto, o mais alto de todos os edain, à única exceção de seu próprio filho Tuor,..."
"Narn i Hîn Húrin - o Conto dos filhos de Húrin"
Os Contos Inacabados - Capítulo II

Eu lembro que a gente discutiu num tópico no Obras há um bom tempo que Tuor era provavelmente o mais alto Filho de Ilúvatar na Primeira Era, à possível (mas não certa) exceção de Thingol.
 
Se não me engano é dito que Turgon só não era mais alto que Thingol, acho que assim que Tuor se encontra com ele. Ou viajei?
Você está sem o Silma, e eu também! :lol: Droga...
 
Panda, se não me engano, o Silma diz que Tuor foi o mais alto dos homens.

Agora, se você quer a minha sincera opinião, eu acho que ele foi o mais alto dos homens na Primeira Era, porque considerando que Elendil teve por volta de 2,40m de altura, é difícil crer que Tuor tenha tido mais que isso.

Eu acho que o Thingol devia ser mais alto que o Tuor, porque, se não me falha a memória, no Silmarillion é dito que Thingol era o mais alto de todos os Filhos de Ilúvatar. O segundo, na Primeira Era, deve ter sido o Turgon, que é dito que o único que o ultrapassava era Thingol; isso entre os elfos. Acho que Tuor devia rivalizar com Turgon em altura, sendo pouquíssima coisa mais baixo que Thingol.

Agora, dos Homens fica essa incógnita, se foi Elendil ou Tuor; particularmente, eu acho que tenha sido o Elendil, primeiro porque a altura dele já é absurda (2,40m) e segundo porque Elendil era um númenoriano, que eram os mais fortes, lôngevos e altos dos Homens.

Apesar de que, na época do Elendil, Tuor ainda estava vivo. Eles podiam ter se encontrado para medir. :roll: :mrgreen:
 
Bom, na mitologia grega, há uns relatos que dizem que os atlantes eram mais altos que os outros homens, por causa de seus descendentes lemurianos (acho que era isso :mrgreen: ). Possuiam, em média, 2,20m de altura. Já que foi Atlantida que inspirou Númenor (e inspirou minha futura tese em arqueologia :mrgreen: ), acredito que seja dai que vem a altura absurda de Elendil. 8-)
 
A altura de 2,40 nos parece descomunal porque, no mundo real, uma pessoa com tal tamanho (rara, mas acontece) obviamente o tem por uma disfunção genética qualquer, ficando inclusive com um aspecto "estranho" (para não dizer uma palavra mais forte), com os membros claramente desproporcionais.

No caso dos númenoreanos, e principalmente no de Elendil, essa altura era alcançada naturalmente devido às características da raça, o que me faz crer que, apesar dele ser um "gigante" para nossos padrões, ele não se pareceria com uma pessoa com gigantismo, e teria os membros proporcionais ao resto do corpo, fazendo dele uma figura definitivamente imponente e poderosa, sem qualquer margem para algum comentário "engraçadinho" da parte de alguém que o visse (diferente do que geralmente acontece com pessoas que sofrem de gigantismo no nosso mundo, infelizmente).
 
É Tilion, isso é algo importante de se ter em mente, realmente. O númenorianos eram grandes em todos os sentidos (sem piadas de mal gosto aqui, seus mente-poluídas :mrgreen: ); Galadriel tinha a mesma altura da média dos numenorianos, entre 1,90m e 1,95m, e Celeborn também é citado como alto (embora não me recorde de alguma referência à sua altura em questão de medidas).

Na questão do físico, os numenorianos eram tão ou mais imponentes quanto os Calaquendi.
 
è claro que Tuor não virou um elfo na aparência. Primeiro que homens e elfos são praticamente idênticos, sendo considerado apenas estirpes diferentes da mesma espécie. E me lembro de ter lido em algum lugar do Silma, ou dos Contos, que dizia que um elfo dos portões de Gondolin, o havia confundido com um elfo. Se ele de fato alcançou Valinor em sua última viagem, e foi aceito entre os elfos, como consta, ele portanto se toronou apenas imortal, pois estava nas terras imortais.

Aliás, o memso aconteceu com Earendil. Então ele também perdeu a baraba e suas orelhas pontudas cresceram ? Claro que não...apenas se tornou imortal, e passou a ter o mesmo destno dos Primogênitos quando morressem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo