• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Valinor resenha "O Retorno do Rei" - parte I

Imrahil

Kyknos kyknón
É exatamente o que vocês estão pensando, pessoal. Hoje (aliás, ontem, porque já passou da meia-noite), tive a alegria e o privilégio de assistir a pré-estréia de imprensa de "O Retorno do Rei", das 9h45 às 13h. Esta a primeira parte das minhas impressões (e descrições!) sobre o filme - peço desculpas a todos pela demora, mas o dia foi pesado pra burro!

Bem, antes de mais nada, é bom avisar: SPOILERS E MAIS SPOILERS À FRENTE!

....

....

....

OLHA OS SPOILERS!

...

...

Não digam que eu não avisei! Vamos à cena então.

Pra começar, sintomático da loucura circundando esses filmes e da dimensão gigantesca que a Trilogia do Anel ganhou foi que a gente não conseguiu assistir a cópia definitiva do filme, que, segundo a Warner, acabou ficando presa na alfândega e não foi liberada a tempo. A nossa versão era uma "cópia de trabalho" com marcas d'água - WB Brazil no canto esquerdo superior e Marcia Sandy (não me perguntem quem é!) no canto direito inferior. Por sorte, foi possível se habituar a essas marcas e assistir o filme decentemente.

Nossa história começa com uma minhoca se debatendo - não, não é arte conceitual, apenas o flashback da dupla Sméagol e Déagol preparando as iscas de seus anzóis nos Campos de Lis. Finalmente podemos ver Andy Serkis com seu verdadeiro rosto interpretando o hobbit. Os dois estão no seu barquinho quando um peixe dos grandes arrasta Déagol para o fundo do rio e ele agarra o Anel, trazendo-o para a margem.

A coisa é extremamente bem-feita e quase uma cópia da descrição dada por Gandalf em "A Sombra do Passado". Estranha, no entanto, é a voz de Sméagol - já idêntica à que ele tem como Gollum. "Dê ele pra nós, Déagol, meu amor", sussurra o hobbit - e uma luta violenta, tensa e muito bem-feita tem início. A gente já sabe o resultado - Sméagol estrangula seu parente e toma seu Precioso.

A sucessão é assustadora - em poucos minutos, presenciamos toda a transformação horrenda do hobbit em Gollum, com direito a peixxxe devorado vivo, e a fuga dele para o interior das Montanhas Sombrias. Andy Serkis dá um show mais uma vez, com maquiagem, o que faz pensar que o cara teria segurado perfeitamente a barra do personagem sem o computador.

Voltamos para o Gollum do presente ao lado de Frodo e Sam. Os hobbits estão se encaminhando para Minas Morgul e além e Sam tenta fazer com que Frodo coma um pouco de lembas. O detalhe do pão-de-viagem élfico logo vai se tornar importante - vocês vão ver por que em breve.

Corta para uma floresta estranha, meio fora de lugar, embaralhada - na verdade, parece ser a "mata" artificial de huorns que Théoden, Aragorn, Gandalf e os demais cruzam para chegar à Isengard. "O Retorno do Rei", o título, finalmente aparece na tela enquanto todos se aproximam de Merry e Pippin, comendo e bebendo em meio aos despejos. "Bem-vindos, meus senhores, à Isengard", diz Merry - a dupla parece ter bebido um pouquinho a mais e agora está aproveitando seu cachimbo.

Gandalf aproveita para deixar Isengard e Saruman nas mãos de Barbárvore, dizendo que o mago não é mais uma ameaça. Confesso que não senti falta do confronto entre os dois Istari. Pippin vê, no fundo do "lago" que cerca Orthanc, o palantír brilhando e o pega, mas Gandalf logo retoma o artefato. Dá pra ver na cara do jovem Tûk, no entanto, que ele está louco para dar uma nova olhada.

Voltamos para Edoras. As imagens são lindas. Théoden pede que todos "honrem os mortos vitoriosos" no Abismo de Helm e Rohan celebra o triunfo, enquanto Éowyn leva uma taça para Aragorn - "Waesthu hál!", diz ela. Merry e Pippin não se fazem de rogados e dançam em cima de uma mesa, cantando uma canção sobre a famigerada taverna do Dragão Verde no Condado!

Enquanto todos estão dormindo, Pippin se prepara para fazer besteira. Ele pega o palantír dos braços de Gandalf, olha e dá de cara com o Olho. O efeito, para ser bem sincero, é meio tosco: é como se Pippin tivesse segurado um fio desencapado e estivesse levando um choque da pedra. Ele começa a gritar e o barulho acorda os outros. Aragorn tenta tirar o palantír e leva o mesmo "choque", deixando a pedra cair - é aí que Gandalf intervém cobrindo-a com um manto e resolvendo o problema.

O incidente faz com que um conselho de guerra se reúna. Peter Jackson parece mesmo teimar em exibir um Théoden relutante, que diz não ter certeza de que valeria a pena mandar ajuda para Gondor... De qualquer maneira, Gandalf decide partir para falar com Denethor e leva o pobre Pippin junto com ele. A despedida dele e Merry é de partir coração de pedra.

Nisso, temos dois fios narrativos paralelos rolando. Um é Osgiliath: Faramir tenta impedir que a velha cidade seja retomada por orcs de Mordor. O combate é emocionante, mas os Dúnedain do Sul não têm a menor chance e acabam tendo que recuar. Detalhe: o líder dos orcs é a cara do Slot, de "Goonies"! Talvez seja uma homenagem de PJ.

A outra trama, claro, é a de Frodo, Sam e Gollum. As discussões esquizofrênicas do hobbit corrompido recomeçaram enquanto Frodo e Sam dormem, só que dessa vez Sam o escuta e parte para cima dele. Sam é violento em demasia e chega a arrancar um pouco de sangue da testa de Gollum - um exagero, na minha opinião. Sméagol, é claro, nega, e Frodo o defende. Fica claro que Gollum está usando toda a sua malícia para envenenar lentamente Frodo contra Sam, mas nada sério acontece - ainda.

A cena agora é uma floresta por onde um cortejo élfico passa - são os elfos de Valfenda escoltando Arwen para os Portos! Undómiel, no entanto, têm uma visão do futuro que poderia haver se ela ficasse - o pequeno Eldarion, seu filho, brincando ao lado de Aragorn. Confesso que derramei as primeiras lágrimas nesse ponto - e a elfa volta para Valfenda e tenta convencer Elrond a reforjar Narsil para ajudar seu amado.

O senhor de Valfenda continua pessimista, mas de repente Arwen sofre uma tontura - e a maior forçação de barra desta adaptação acontece. Elrond segura a mão da filha e diz "a vida dos Eldar a está deixando! Enquanto o poder de Sauron cresce, sua força diminui!". HEIN??? COMO ASSIM??? Na ânsia de consertar a própria cagada (um Elrond não só relutante, mas covarde e totalmente pessimista que não quer ajudar), a equipe de produção precisou achar uma razão irrefutável para que o meio-elfo concordasse em ajudar na luta contra Sauron, e se saiu com essa. Desnecessário dizer que não faz o menor sentido. Mas tudo bem, finalmente a espada de Elendil é reforjada; nasce Andúril, a Chama do Oeste.

------------

Ufa! Por enquanto chega! Até Tolkien-repórteres precisam dormir. Mais no decorrer do domingo, pessoal!
 
Muituuuuuuuuuuuuuuuuuuu D+!!!!!!!!!!!!!!! Naum li tudu, qru surpresa, mais u q eu li eh simplesmente maravilhooooso!!!!!!!!!! Valeu, Imrahil!!!!!!!!!!! :D
 
boa, mas agora deixou mais ansioso ainda, embora ja tenha lido as outras reviews, po podia ter escrito tudo de uma vez na tarde de domingo, filho de morgoth :x :x :x :x :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Que coisa!!!!!!!!!!!!!Não consigo mais comer nem dormir direito :lol: !
Muito f**** hein,principalmente a parte em que o líder dos Orcs se parece com o "Slot" dos "Goonies" :lol: ,talvez tenha sido uma "justa" homenagem!Só falta o líder Orc dizer:"Comida,por favor" :lol: (na parte em que ele fica prisioneiro) :mrgreen:

Mas falando sério,o filme é monumental,mesmo sem eu ter visto ainda;traduzir a grandeza e beleza do filme em palavras é impossível,talvez as lágrimas justas de um fã seja o suficiente,ou não!

Putz,quer dizer então que Saruman não fez tanta falta assim???Agora quero ver os puristas reclamarem,ainda mais se a cena em que Barbárvore fala sobre o destino de Saruman for excelente!
 
Tipo esse é meu primeiro post aqui, frequento há algum tempo esse site e acho um dos mais completos do Brasil sobre Tolkien. Bem como li a trilogia e já sei o final da história, li sem medo esse texto, e achei bem interessante até o ponto que o mesmo parou. Até agora parece estar bem fiel ao livro, to esperando a segunda parte, e cinema me espere dia 25 de Dezembro, vo comer Peru dentro do cinema. :D :lol:

Abraços!
 
Parece estar muito bom... o ponto fraco desse filme na minha opinião é conter cenas originárias do livro as duas torres. Porém, pelos reviews q eu andei lendo acho q a historia acabou sendo bem adaptada, sem prejudicar muito o contexto geral. Achei essa historia da Arwen realmente muito forçada, se bem q o publico em geral nem vai ligar pra essa invenção,pelo contrario vão acabar gostando :roll: De qualquer maneira, esse filme tem td pra ser o melhor da trilogia e eu não falto na estreia de jeito nenhum.
 
Coito interrompido foi foda!

Olha, sobre essa historinha da Arwen eu já até falei em outro post, eh uma metáfora, Elrond não sabe o destino da terra-média e por isso tem medo da decisão da filha, afinal, se tudo der errado, ela estaria lá e viveria tudo aquilo, até faz sentido! Pelomenos eu vou ver essa lance dessa maneira hehehe
:mrgreen:
 
Saruman-The White disse:
boa, mas agora deixou mais ansioso ainda, embora ja tenha lido as outras reviews, po podia ter escrito tudo de uma vez na tarde de domingo, filho de morgoth :x :x :x :x :lol: :lol: :lol: :lol:

Mais respeito com o mestre Imrahil. Comportem-se ou vai voar cadeira aqui.

Imrahil, filho de deus, assistir a um filme com um logo da Warner estampado na fita deve ter sido chato. Teve brinde ? :lol:
 
Saruman_2003 disse:
Coito interrompido foi foda!

Olha, sobre essa historinha da Arwen eu já até falei em outro post, eh uma metáfora, Elrond não sabe o destino da terra-média e por isso tem medo da decisão da filha, afinal, se tudo der errado, ela estaria lá e viveria tudo aquilo, até faz sentido! Pelomenos eu vou ver essa lance dessa maneira hehehe
:mrgreen:

Eu também entendi dessa maneira. E não sei se é porque sou uma manteiga derretida :mrgreen:, mas eu achei essa cena tão tocante :( .

A carinha de tristeza do Elrond me deu vontade de chorar. BEm, o pessoal pode odiar a idéia e tal..., mas a cena é bonita.

Ps: MAs quem viu o filme não foi o Imrahil, não eu. :(
 
tirando alguns "detalhes" (leiam arwen e enrold), o filme deve estar maravilhoso!
mal vejo a hora de ler a segunda parte (enquanto o filme nao chega!) :mrgreen:
 
Boa Moleque Doido !!! Review da Hora !!! :wink:
E na entrevista do Aragorn, que foram em duas partes, foi sucesso.
A segunda parte do Review, já ficou pronta ??? :wink:
 
Eu posso ler mil reviews, saber tudo de cor, mas eu não aguento mais :wall: !!!!! Tenho que ver com meus próprios olhos. Desculpem a redundância, mas e que é muita expectativa para um pobre coração Tolkeniano. Que inveja Imrahil :babar: .
 
Eu não achei ruim essa história de a Arwen estar "ligada" ao Anel. Não é uma coisa concreta. O PJ quis dizer que se o Anel for destruído a vida de Arwen, assim como a de todos os outros na Terra-média, estaria acabada.
 
Ah, pelo amor de Eru, isso foi forçar a barra ao máximo. Sauron cresce - todos morrem - ok, mas dizer que a Arwen está ligada ao Anel... :eh:

Mas, é um erro minímo em relação a todo filme... mas ainda está na ativa a ideia da gente degolar o PJ com essas ideias "modernistas". :lol:
 
:twisted: Depois que eu li o que ele falou do ultimo filme estou mais louca do que nuncaaaa!!!!!!!! É uma pena estrear dia 25 :osigh: pois não poderei ir.......... :osigh: ........Mais tudo bem dia 27 com certeza estaria lá no New York para ver!!!!!! :D :D :D :D :dance: :amem:
 
Muito bom o Review. Parabéns e obrigado por dedicar algumas horas de sono para escrever o texto!!! Agora, é bem claro na trilogia que cada vez mais o PJ foi largando o livro e adaptando-o, vide a SDA, que acaba exatamente no mesmo ponto que o livro termina, cortando alguns fatos, mas não fazendo "adendos" a história, já no ADT ele começou a descambar, e agora parece que mudou muita coisa, Arwen, os elfos abandonando a terra-média, senda dos mortos, saruman, etc...E mesmo com todas estas mudanças a obra continua fantástica. Do ponto de vista de fã da obra eu gostaria de ver um filme com poucas adaptações. Pois é, eu vou ver apenas no dia 26, ou na última sessão do dia 25.. sabem como é, almoço de família!!! :P
 
Bueno...

Não vou repetir aqui tudo que penso sobre Peter Jackson e seus filmes...

Mas meus parabéns à Valinor, por ter saído na frente de todos os sites sobre Tolkien no Brasil. E parabéns ao autor do review, pela fidelidade e por saber transcrever muito bem o que se passou na telona para a telinha do meu monitor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo