• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Watchmen - Edição definitiva - Alan Moore/Dave Gibbones

20% de desconto na edição definitiva na fnac -> http://www.fnac.com.br/statictext.aspx?idStaticText=242&Partner=emkt090303_dest&__ef=17601.35617612.&res=1440
 
Relê-la depois de tanto tempo foi uma experiência fantástico. A quantidade de pormenores e easter eggs espalhados em cada quadro, em casa cena não está no gibi (:sacou:).
 
[align=justify]A adaptação da série de graphic novels Watchmen para o cinema, como já era de se esperar, gerou reações bastante divididas. Porém, se a crítica e bilheteria do filme ficaram aquém do esperado, o impacto do longa-metragem sobre as vendas da obra que o originou tem sido muito positivo, inclusive no Brasil. A editora Panini relançou uma versão definitiva de Watchmen contendo a obra completa, com capa dura, comentários, esboços, curiosidades e artes originais. A qualidade do material original, somada a um impecável trabalho gráfico, colocou o volume em várias listas de livros mais vendidos (categoria ficção) no Brasil, feito raro e impressionante para uma história em quadrinhos.[/align]

Mais aqui -> http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=876187&tit=Watchmen-na-lista-dos-best-sellers

Eu já tinha visto Watchmen na lista de mais vendidos da Livraria Cultura, e esqueci de comentar aqui. Não deixa de ser interessante ver uma hq aparecendo em listas como essas.
 
Alguém sabe me dizer se esse box: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=11026806&sid=201125134122788242370825&k5=1A0F427F&uid= tem a coleção completa ou ainda faltaria os volumes 3,4,5 e 6?

Obrigado.
 
resolvi reler, aí comprei uma daquelas edições gringas encadernadas. eu vou começar a quarta ainda, mas só queria dizer que:

mind-blown-2.gif


eu sempre dizia que gostava mais de v do que de watchmen, mas acho que estou começando a mudar de ideia. eu sei lá, se quando li era muito nova nessa coisa de hq ou o que, só sei que está me impressionando bem mais do que na primeira leitura. sabe, de ficar fazendo anotações enquanto eu leio, porque uou uou uou, como não percebi isso antes?
 
Te dizer que tenho essa mesma sensação toda vez que me meto a reler (o que é raro, já que Watchmen é aquele tipo de leitura que eu tenho que pensar "okay, agora vou me concentrar e apreciar isso de verdade"). Acredito que uma das principais qualidades da obra é bem essa: a cada releitura, você percebe detalhes que deixou passar da primeira vez e descobre coisas que, à primeira vista escondidas, se tornam mais claras depois que você já conhece os acontecimentos e o contexto geral da história.
 
Te dizer que tenho essa mesma sensação toda vez que me meto a reler (o que é raro, já que Watchmen é aquele tipo de leitura que eu tenho que pensar "okay, agora vou me concentrar e apreciar isso de verdade"). Acredito que uma das principais qualidades da obra é bem essa: a cada releitura, você percebe detalhes que deixou passar da primeira vez e descobre coisas que, à primeira vista escondidas, se tornam mais claras depois que você já conhece os acontecimentos e o contexto geral da história.

eu acho que me enrolei tanto para reler justamente por isso: requer total atenção. eu não estou lendo nada em paralelo, e estou indo bem devagar porque não estou só lendo o texto dos balões, fico olhando detalhes em cada quadro. estou agora na VII, e continuo besta com o tanto de coisa que não tinha notado antes. e, ao contrário de todos os fãs de watchmen que conheço, continuo não gostando muito daquela história do náufrago que tem no meio :oops:
 
v6 já viram a animação q fizeram só da história do pirata? aí sim é q ficou cansativa.
 
v6 já viram a animação q fizeram só da história do pirata? aí sim é q ficou cansativa.

Se é que dá para chamar aquilo de animação, né, achei bem porquinha aquela parada de "vamos tentar fazer quadrinhos, só que animados".
 
Então, ano passado eu juntei uma graninha e comprei alguns quadrinhos em versões encadernadas e Watchmen veio no pacote (aliás, era um dos primeiros da lista hehehe). Demorei muito pra começar a lê-lo (quis deixar o melhor pro final) e estou lendo a passos bem lentos. Comecei a ler só a história principal mesmo, mas resolvi agora voltar no começo e ler aqueles "mini capítulos" em texto corrido que tem ao final de cada capítulo da história. Imaginei que não teria uma experiência completa se pulasse aquilo.

Como eu já tinha visto o filme antes (ainda que há uns 5 anos), já sei de algumas coisas da história (a identidade do Rorschach, por exemplo, que só é revelada bem mais pra frente da parte que eu estou lendo), o que é bem chato as vezes. Por outro lado, como eu já tenho a noção de certos acontecimentos, acabo pegando (na primeira leitura) alguns detalhes que provavelmente passariam batidos.

Enfim, ainda estou bem no começo... terminei terceiro capítulo hoje então não tenho muito a dizer, até porque a exceção dos textos de final de capítilo, tudo ainda está bem próximo ao que eu me lembro de ver no filme. Mas a medida que for avançando na história, as vezes eu vá comentando coisa ou outra por aqui, se o tópico não morrer :g:
 
Comecei a ler só a história principal mesmo, mas resolvi agora voltar no começo e ler aqueles "mini capítulos" em texto corrido que tem ao final de cada capítulo da história. Imaginei que não teria uma experiência completa se pulasse aquilo.

direto do túnel do tempo (mais precisamente, janeiro de 2003):

ANICA: VÊÊÊÊ, li watchmen!!!!!!!!!!
V: E aí, gostou?
ANICA: Muito, bem legal!
V: O que você achou daqueles capítulos no final de cada revista?
ANICA: Eu não li =S
V: Pô, Anica, aquilo é muito importante!

***

Ok, a reprodução do diálogo pode não ser exatamente fiel porque conto apenas com a memória, mas foi algo mais ou menos assim. Aí por causa da bronca do V eu reli, incluindo o que tinha deixado de lado, e depois só fui reler agora, uns 11 anos depois (wtf!, 11 anos?! tá certa essa conta?)

Sobre a questão da lembrança (especialmente relacionada com o filme), é engraçado, mas não lembrava de quase nada do filme. Lembrava que o ator que fez o Rorschach fez o Freddy Krueger depois, e que o cara que fez o Dr. Manhattan era o golden god do Almost Famous, e aquela sequência de abertura linda:


Mas só.

E aí vem a parte mais louca. Quando reli, eu REALMENTE não lembrava:

que o comediante era pai da laurie, muito menos qual era exatamente o plano do ozymandias - sabia que o desfecho tinha algo a ver com ele, mas não lembrava o motivo. ah, pior, não lembrava que o dr. manhattan matava o rorschach

de certa forma foi quase como uma primeira leitura. só que aí, como você comentou, tinha coisa que eu prestava maior atenção porque eu já sabia que teria que pescar. o v já tinha me alertado sobre a simetria dos quadros no capítulo terrível simetria (ou algo que o valha), mas na época eu era mais lerda do que o normal e não tinha sacado como "enxergar" a tal da simetria. dessa vez eu só continuei a leitura depois que descobri (até que não demorou tanto, a idade fez bem para minha cabeça).
 
  • Haha
Reactions: JLM
o v já tinha me alertado sobre a simetria dos quadros no capítulo terrível simetria (ou algo que o valha), mas na época eu era mais lerda do que o normal e não tinha sacado como "enxergar" a tal da simetria. dessa vez eu só continuei a leitura depois que descobri (até que não demorou tanto, a idade fez bem para minha cabeça).

Hmm, acho que sou mais lerdo do que você. :dente: Da última vez que tentei "enxergar" a tal simetria não consegui. XD Vocês falando de Watchmen e eu acabei ficando com vontade de reler, quem sabe agora finalmente consigo perceber a maldita da simetria? :hahanao:


Lembro que não conhecia graphic novels e nem gostava de quadrinhos de super-heróis (ainda não gosto muito não), mas quando vi uma pessoa da minha turma do colégio lendo A Piada Mortal, aquilo me chamou a atenção. Algum tempo depois, acho que em 90/91, um amigo do meu irmão emprestou algumas HQs e foi o momento em que definitivamente mergulhei naquele universo. Também pudera, entre as HQs estavam algumas de minhas futuras favoritas: Sandman e Watchmen.

Devorei as 12 edições de Watchmen em pouco tempo e achei tudo fabuloso: as capas, os diálogos, os personagens, a trama, as citações, os textinhos ao final de cada capítulo. Enfim, virei fã mesmo, cheguei até a usar avatar e assinatura baseados na HQ aqui no fórum. :dente:

"The horror is this: In the end, it is simply a picture of empty meaningless blackness. We are alone. There is nothing else."

"Come... dry your eyes, for you are life, rarer than a quark and unpredictable beyond the dreams of Heisenberg. Come, dry your eyes. And let's go home."

e, ao contrário de todos os fãs de watchmen que conheço, continuo não gostando muito daquela história do náufrago que tem no meio :oops:

Eu até gosto da história do náufrago, mas sempre que lia acabava associando aos contos do Poe (que me pareciam superiores).
 
Li o quarto capítulo hoje, que é focado no Dr. Manhattan. Incrível! Pra mim é um dos exemplos mais perfeitos de uma ótima narrativa engrandecida por uma arte incrível. Apesar de já ter lido muitos quadrinhos neste último ano, e gostado da maioria deles, em nenhum deles eu me vi tão fascinado com esta combinação de roteiro e arte se complementando de forma tão maravilhosa. A única exceção talvez seja o Cavaleiro das Trevas, que é outra obra incrível.

Meu objetivo inicial era de ler um capítulo por dia (contando a parte em quadrinho e em texto corrido) mas quando vi que o próximo capítulo era o da simetria eu não resisti de curiosidade pra descobrir o que que rola. Tive que quebrar um pouco a cabeça, na verdade muito, mas tem uma página que meio que entrega o segredo XD

Enfim, a cada página eu me sinto mais envolvido com a história, quase que ignorando tudo que eu já sei pelo filme e me dando o direito de redescobrir as coisas.

E, Anica, até agora eu to achando um saco essa história do náufrago também... =P
 
Hmm, acho que sou mais lerdo do que você. :dente: Da última vez que tentei "enxergar" a tal simetria não consegui. XD Vocês falando de Watchmen e eu acabei ficando com vontade de reler, quem sabe agora finalmente consigo perceber a maldita da simetria? :hahanao:

ok, muitos spoilers, se alguém não leu watchmen é melhor ignorar isso aqui.

o lance da simetria é assim (vale só para o capítulo V):

página 1 "reflete" página 28 (mesmo número e disposição de quadros, na página 1 rorschach entra na casa do moloch, na 28 ele está saindo)
páginas 2 e 3 "refletem" páginas 26 e 27 (mesmo número e disposição de quadros, nas páginas 2 e 3 rorschach tem o controle da situação, nas páginas 26 e 27 ele está com a situação fora de controle)
páginas 4 e 5 "refletem" páginas 24 e 25 (mesmo número de quadros, aqui o maior fica do lado oposto - como se colocássemos a página na frente de um espelho, nas páginas 4 e 5 rorschach conversa com moloch vivo, nas 24 e 25 com moloch morto)

e assim segue, com esse paralelo não só na distribuição dos quadros, mas também no tema que eles apresentam (repare que quando o foco é de outra personagem, na "simetria" seguirá para outro personagem também, cito como exemplo as páginas 6 e 7 com as 22 e 23: nelas temos uma página com quadros ainda do rorschach, mas a seguinte é dos investigadores. depois na 22 temos investigadores, e então rorschach.

tudo isso para chegarmos ao centro do capítulo, todo do veidt:

Watchmen-V-2-page-spread.jpg

o que no fundo é um foreshadowing genial: não chegamos nem na metade da história, mas aqui está a maior das dicas que o "antagonista" é o veidt. veja bem, tudo o que temos nessa cena é a distribuição dos quadros seguindo a regra da simetria, certo? não. temos a ação do veidt também, só não sabemos ainda. aqui ele aparece como vítima se defendendo de um atentado, mas lá na frente ficamos sabendo que ele forjou o atentado para despistar qualquer um que tentasse relacioná-lo com os crimes que envolviam os ex-mascarados.

isso para não mencionar uma brincadeira que o moore usou e abusou lá no v de vingança com o david lloyd, de encher o texto e as ilustrações com "v". olha ali no centro, o Vezão. o capítulo, em algarismos romanos? V. V de Veidt. a "terrível simetria" do título parece ser sobre o rorschach, personagem que naquele ponto já sabemos bastante complexa, mas na realidade é sobre o ozymandias, o cara que vai tocar o horror para tentar buscar a paz.
 
E eu achando que tinha entendido toda a simetria da coisa.. só saquei praticamente as coisas mais na cara, longe destas correlações todas aí :g:
 
a "terrível simetria" do título parece ser sobre o rorschach, personagem que naquele ponto já sabemos bastante complexa, mas na realidade é sobre o ozymandias, o cara que vai tocar o horror para tentar buscar a paz.

Mas esse lance da simetria fala sobre o Rorscharch também, pois ela reflete, metaforicamente, as manchas de Rorscharch:

Esta sequência de focos narrativos é apenas um dos aspectos do uso da forma simétrica aplicada à organização dos paineis deste capítulo. Ao chegar-se ao meio do capítulo, onde um assassino tenta matar Adrian Veidt, a ordem de paineis que formam a cena das páginas centrais é uma configuração simétrica: três paineis de cada lado e dois paineis centrais longos, formando duas metades de uma mesma ação. O mesmo se sucede com cada par de páginas opostas: a primeira página tem a ordem de paineis inversa da última página, a segunda é simétrica à penúltima, a terceira simétrica à antepenúltima, etc. Desta forma, cada par de páginas opostas, além de mostrarem o mesmo foco narrativo, formam um desenho simétrico, idêntico e oposto. Em outras palavras, a mancha de cada dupla de paineis opostos torna-se a partir de sua visilegibilidade, a forma análoga às manchas das tábuas de teste de Rorschach.

Página 97 da Dissertação Watchmen de Rafael Soares Duarte. Muito foda. O cara compara Watchmen com Mallarmé e Apollinaire, pra se ter uma ideia.

Essa história do Náufrago eu à priori havia pensado num funcionamento metafórico das páginas de Watchmen. A história do Náufrago vira uma espécie de metáfora a quem saiu da catástrofe e deu a "volta por cima" a partir da vingança. Por exemplo, essa parte:

watchmen_blackfreighterr4.jpg


É tudo muito metafórico nessa história... Ele pegar uma gaivota do ar pode lembrar Baudelaire (no poema O Albatroz) ou pode ser irônico pois elas queriam os cadáveres, mas as próprias gaivotas se tornam comida. O barco não só se move graças aos cadáveres, mas faz cadáveres também. O cara tá parecendo um zumbi no segundo quadro!

Além de todo aquele lance da gaivota ser uma ave sinônimo da liberdade (li na internet que ela representa também o buscar pacificamente por seus objetivos). Salvo engano, depois desse quadro tem outro muito parecido, nos mesmos moldes, tipo aquelas tomadas cinematográficas do Kubrick de ter um osso rodopiando no espaço e, com um corte, uma nave espacial. A partir desses cortes, o Moore meio que mostra que todos na história estavam na condição de náufragos. O náufrago funciona como o inconsciente coletivo de todos eles.

Vou entrar na onda de vocês e reler também!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo